Pronatec SENAI 2016

Por meio do Pronatec 2016 (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), o SENAI oferece cursos de qualificação profissional para quem quer trabalhar no ramo industrial no Brasil. Criado pelo Governo Federal em 2011 com objetivo de democratizar o ensino técnico e qualificar os profissionais brasileiros, o Pronatec aliou-se ao SENAI, que hoje é responsável por 47% das matrículas do programa.

A parceria entre Pronatec e SENAI auxilia pessoas que buscam mais qualificação e formação de qualidade, com isso novas oportunidades podem surgir: primeiro emprego, uma nova carreira ou até mesmo a retomada da vida profissional.

O SENAI demonstra sua importância no Pronatec através de alguns dados: 47% das matrículas do Pronatec são feitas pelo SENAI, 817 unidades em todo o país, além de 234 cursos oferecidos.

Inscrições no Pronatec Senai 2016

Não há um sistema único de inscrição para o Pronatec no SENAI 2016, as novas vagas são abertas em escolas públicas e estaduais. Por isso, o candidato precisa ficar de olho nos informes que as instituições dão para então fechar a inscrição assim que é divulgado o calendário. Outra opção é procurar a prefeitura da cidade para saber onde há cursos gratuitos sendo oferecidos pelo Pronatec SENAI 2016.

Pronatec SENAI 2016
Pronatec SENAI 2016 (Foto: Divulgação)

Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode passar pelo processo de inscrição. Basta ter como objetivo crescer profissionalmente e buscar qualificação. Membros de famílias participantes do Bolsa Família estão dentro, por exemplo, assim como todo estudante matriculado ou que já concluiu o Ensino Médio em escolas da rede pública, agricultores, indígenas e membros de comunidades quilombolas, portador de necessidades especiais, profissionais fora do mercado de trabalho e que querem voltar à ativa, além de pessoas inscritas no CadÚnico.

Acesse e saiba mais informações: Pronatec Jovem Aprendiz 2016

Cursos Oferecidos pelo Pronatec SENAI 2016

Os cursos técnicos do Pronatec SENAI são reconhecidos como excelentes pelo mercado, aumentando muito a empregabilidade de um jovem interessado em enveredar na área industrial, sendo também recomendado para pessoas interessadas em cursar futuramente cursos superiores como design, engenharia industrial ou similar, mecânica, eletrônica e outras possibilidades quase infinitas.

Além das áreas industriais mais tradicionais, o SENAI oferece cursos para os interessados em projeto mecânico ou planejamento em geral, cursos para indústrias específicas como de calçados e alimentícia, além de funções fundamentais para a produção industrial, como agente de portos e manutenção de maquinário.

Todas as modalidades de matrículas no Pronatec SENAI, seja para estudantes, militares, trabalhadores, pessoas que usufruem dos programas federais e requerentes do seguro desemprego, poderão inscrever-se para os cursos oferecidos pelo SENAI por meio do Pronatec 2016.

Pronatec SENAI 2016
Pronatec SENAI 2016 (Foto: Divulgação)

Acesse e saiba mais informações: PRONATEC 2016 – Cursos Pronatec no SENAI

Cursos com Destaque no Pronatec SENAI 2016

O curso de Técnico em Instrumentação é mais um curso gratuito do Pronatec SENAI 2016. Esse curso visa habilitar os profissionais para implantar e manter sistemas de instrumentação e controle de processos, entre outros afazeres ligados com a área.

Curso Técnico em Logística também é um dos mais procurados. O curso visa ensinar o aluno a ter raciocínio logico, habilidades das competências exigidas na área de logística. O campo de atuação é muito amplo e envolve técnicas de transporte, armazenagem, entre outros.

Curso Técnico em Administração: Este curso prepara o estudante para a possibilidade de atuação em diversos segmentos industriais, desenvolvendo competências e habilidades de análise e avaliação dos objetivos da empresa a fim de desenvolver estratégias para alcançá-los.

cursos pronatec
Pronatec SENAI 2016. Imagem:divulgação

Vagas no Pronatec pelo SENAI em 2016

Conforme tratamos neste texto, diversos cursos são ofertados no Pronatec pelo SENAI. São turmas nas áreas de alimentos e bebidas, automação, automotiva, construção, couro e calçados, eletroeletrônica, gemologia, gestão, gráfica e editorial, logística, meio ambiente, metalomecânica, mineração, petróleo e gás, polímeros, química, refrigeração e climatização, segurança e trabalho, entre outras.

O Pronatec SENAI oferta vagas gratuitas para quem deseja se capacitar e crescer profissionalmente com inscrições em vários municípios do país.

COMPARTILHAR