Cursos Oferecidos Pelo MEC

Com a economia do país deu uma queda considerável nos últimos anos o, desemprego aumentou bastante. Para poder ingressar novamente no mercado de trabalho é preciso estar qualificado e para tanto nada melhor do que fazer cursos gratuitos. O Ministério da Educação oferece 65 cursos nessa linha. Saiba mais no artigo.

Cursos gratuitos online



O MEC (Ministério da Educação) abre oportunidades para mais de 65 cursos gratuitos, com inscrições abertas até o dia 19 de março do corrente ano. Os cursos são ofertados através de uma iniciativa feita com o Sistema Nacional de Informação da Educação Profissional e Tecnológica. No portal oficial do MEC você encontra todas as informações sobre o curso e as vagas disponíveis para os cursos profissionalizantes que serão ministrados pela plataforma online à distância.

Início dos cursos divulgados pelo MEC

Se você está a espera pelos cursos deve ficar atento, pois as inscrições se encerram dia 19 de março, mesmo sendo mais de 5 mil vagas, vale lembrar que são para todo o país. Os cursos são variados e correspondem à vários níveis de escolaridade. O requisito principal é que os interessados possuam mais de 15 anos. Os cursos profissionalizantes do MEC terão início no dia 26 de março e irão até o dia 24 de agosto do corrente ano. Os cursos terão 160 horas.

Quais são os cursos ofertados?

Como já foi dito acima, são 65 cursos gratuitos, entre as oportunidades disponíveis destacamos Curso de Libras, Espanhol, Inglês, Agente Comunitário, Gestor de Microempresas, Comprador, Mensageiro, Operador de Caixa, Vendedor, Agente Comunitário de Saúde, Ajudante de Obras, Cuidador de Idosos, Desenhista da Construção Civil, Cuidador Infantil, Operador de Computador, Reciclador, Operador de Explosivos em Jazidas, entre muitos outros cursos. Se você quer saber a lista completa clique aqui.

Onde e quando se inscrever


Se você quer fazer a sua inscrição nos cursos gratuitos oferecidos pelo MEC então deverá ter acesso à internet e efetuar seu cadastro aqui e preencher o formulário de inscrições online. Na hora da inscrição é importante informar a categoria do curso que deseja fazer, ou seja FIC (Formação Inicial e Continuada). Depois é só escolher a opção “Educação à Distância”, o nível de escolaridade e a Instituição de Ensino. Depois é só confirmar a sua inscrição de acordo com o que o site vai exigindo.

A inscrição é rápida e muito fácil de fazer, você não precisa se preocupar. Lembre-se que para efetuar a inscrição é preciso estar com o RG e CPF em mãos.

Importância dos cursos profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes são muito importantes para a preparação do candidato para o mercado de trabalho. Se você está desempregado, sem dinheiro para frequentar um curso profissionalizante de qualidade, lembre-se que o MEC está com oferta de inúmeros cursos, todos online, basta você ter acesso à internet para fazer o curso. Não desperdice essa oportunidade, você pode fazer o curso de sua preferência e estar melhor preparado para o mercado de trabalho, pois com qualificação suas chances aumentam muito mais. Boa Sorte!

COMPARTILHAR