7 Dicas para Conseguir Passar em um Concurso Público

Abandonar a iniciativa privada e conquistar a estabilidade, bons salários e crescimento na carreira são alguns dos atrativos que os empregos públicos oferecem. E, como todos já sabem, para conseguir todos os benefícios é preciso passar em um concurso público. Porém, os melhores cargos contam com poucas vagas, e são muito disputadas, sendo a concorrência muito grande e somente os mais preparados são aprovados.

Se você é um concurseiro deve ter algumas técnica de aproveitamento de estudos e indicações de como driblar a ansiedade e o nervosismo antes e durante a prova. Se você ainda não é um concurseiro de plantão e pretende iniciar os estudos para conquistar uma vaga na carreira pública, confira neste texto algumas dicas para conseguir passar em um concurso público.

Abandonar a iniciativa privada e conquistar a estabilidade, bons salários e crescimento na carreira são alguns dos atrativos que os empregos públicos oferecem. (Imagem: Divulgação)
Abandonar a iniciativa privada e conquistar a estabilidade, bons salários e crescimento na carreira são alguns dos atrativos que os empregos públicos oferecem. (Imagem: Divulgação)

Concurso Público – Motivação

Motivação é o primeiro passo para quem deseja passar em um concurso público. Esta questão é muito pessoal, pois cada pessoa tem um motivo pelo qual ela deseja entrar para o serviço público.

É interessante ter um objetivo pelo qual deseja tanto ingressar na carreira pública, pois esta motivação pessoal é que vai fazer com que o candidato não desista no meio do caminho.

Concurso Público – Disciplina

Não há sucesso sem disciplina. Especialistas indicam que concurseiros crie quadros de horários, com as tarefas diárias e os horários de início e de término de cada uma delas. É preciso indicar horário para acordar, comer, fazer exercícios físicos, trabalhar, se divertir e cuidar da vida pessoal.

A definição de horários também ajuda os estudantes a se concentrarem melhor, já que cortam de suas mentes a ansiedade ligada à próxima tarefa do dia, já que tudo tem horário para começar e para acabar.

Concurso Público – Organização de Estudos

A preparação para as provas, obviamente, é a parte mais importante e decisiva para passar em qualquer concurso público. Para isso, é preciso começar a estudar o quanto antes para uma área de atuação que lhe interesse, mesmo antes do edital do próximo concurso ser publicado.

Neste caso, os editais anteriores são ótimas fontes de orientação para o conteúdo a ser estudado e serve também para ter uma noção de quais matérias têm maior peso na nota e assim por diante.

A preparação para as provas, obviamente, é a parte mais importante e decisiva para passar em qualquer concurso público. (Imagem: Divulgação)
A preparação para as provas, obviamente, é a parte mais importante e decisiva para passar em qualquer concurso público. (Imagem: Divulgação)

Concurso Público – Métodos de Estudos

O candidato deve descobrir quais os métodos de estudos lhe permite uma melhor compreensão e absorção do conteúdo. De acordo com alguns estudos científicos, o que mais funciona na hora dos estudos é a escrita, por meio de resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas, anotações e assim por diante.

Cores variadas nas anotações também são uma excelente maneira de estimular a atenção e facilitar seus estudos posteriores.

Concurso Público – Energia Positiva

Estar em um ambiente positivo e manter os próprios pensamentos nessa linha otimista ajudam bastante na preparação para o concurso. Para isso, busque também estar em companhia de pessoas que apoiam seus esforços para passar em um concurso público.

Estar perto de amigos que têm sonhos semelhantes e que te ajudam de alguma forma nos estudos são ótimas maneiras de manter a energia positiva ao seu redor, sem clima de dúvidas ou insegurança.

Concurso Público – Treino Prático

Treino é essencial para assimilar todo o conteúdo. Fazer simulados ou provas reais de concursos das áreas que interessem a você é essencial em sua preparação.

Provas de concursos antigos, simulados filantrópicos, na internet e concursos reais na área são necessários para um candidato estar bem preparado.

Fazer simulados ou provas reais de concursos das áreas que interessem a você é essencial em sua preparação. (Imagem: Divulgação)
Fazer simulados ou provas reais de concursos das áreas que interessem a você é essencial em sua preparação. (Imagem: Divulgação)

Concurso Público – Simplicidade e Objetividade

Na hora da prova, a primeira coisa que o candidato precisa ter em mente é que o nervosismo só atrapalha. Quando estiver devidamente calmo, ele deve focar em respostas simples e objetivas, mas sem se esquecer de que a linguagem adequada para a prova é a formal.

Ter controle do tempo, dominar a língua portuguesa para evitar erros primários e, claro, manter a letra legível são outros atributos que ajudam bastante os concurseiros a obterem êxito. O detalhe final, claro, é se manter humilde, já que criticar seu examinador ou tentar parecer mais inteligente que ele não vai levar ninguém à uma aprovação.

COMPARTILHAR