Como conseguir bolsas de estudo

Todo mundo sabe que estudar é algo extremamente importante hoje em dia, isso porque para conseguir um bom emprego é preciso ter qualificação profissional, e ao contrário do que muitos pensam essa qualificação não precisa ser necessariamente obtida através de outros empregos, ela é obtida através de cursos, sejam eles técnicos ou de graduação. Por isso vamos falar aqui um pouco sobre como conseguir bolsa de estudo, veja qual a melhor opção para você e tenha acesso aos melhores cursos do país.

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Bolsas de estudo

Atualmente existem diversos programas educacionais que visam dar maiores oportunidades de estudo para os jovens do Brasil. São programas que disponibilizam bolsas de estudo para jovens de baixa renda e para jovens que estudaram e conseguiram obter uma boa nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

São vários programas como o ProUni, Sisutec, Pronatec, Sisu, Fies e muitos outros, cada um tem o seu perfil, alguns são voltados para o ensino técnico e outros para a graduação, mas todos tem o mesmo objetivo, aumentar o número de jovens dentro da sala de aula, melhorando assim a qualidade de vida do brasileiro.

Prouni – Bolsas de estudo

Se o seu desejo é fazer um curso de graduação então o ProUni (Programa Universidade para Todos) é a melhor solução. O ProUni foi criado em 2004 pelo Ministério da Educação e é o responsável por disponibilizar bolsas de estudo de 50% ou 100% para jovens de baixa renda nas melhores universidades do país.

As inscrições para o ProUni são feitas através do portal oficial que pode ser acessado pelo link http://siteprouni.mec.gov.br/, para fazer a inscrição é necessário ter feito o Enem no ano anterior e ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado na redação.

São milhares de vagas todos os anos e a cada ano esse número aumenta, isso porque muitas universidades são parceiras do ProUni e com isso a cada ano a possibilidade de aumentar as vagas é maior.

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Os cursos mais procurados são:

  • Administração

  • Direito

  • Pedagogia

  • Engenharia civil

  • Ciências contábeis

As inscrições para o ProUni 2015 já estão encerradas, mas no começo do ano é possível se inscrever para o ProUni 2016, não perca essa ótima oportunidade.

Sisutec – Bolsas de Estudo

Se o que você deseja fazer são cursos técnicos então o Sisutec é a melhor opção para você. O Sisutec foi criado em 2013 e embora seja um programa novo ele já conquistou um número enorme de estudantes matriculados graças à ele.

São inúmeras instituições participantes, são vagas em mais de 500 municípios em todo o Brasil, a parceria é feita com instituições públicas, privadas, institutos federais e escolas técnicas.

As inscrições são feitas no portal oficial http://sisutec.mec.gov.br/ e assim como o ProUni o estudante deve ter tirado 450 pontos ou mais no Enem e não ter tirado nota zero na redação.

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Os cursos mais procurados são:

  • Técnico em logística
  • Técnico em informática
  • Técnico em segurança do trabalho
  • Técnico em enfermagem
  • Técnico em meio ambiente
(Imagem: divulgação)
(Imagem: divulgação)

As inscrições para o Sisutec 2015 já estão encerradas, mas no começo do ano é possível se inscrever para o Sisutec 2016.

A expectativa é que para 2016 o número de vagas Sisutec seja superior ao da última edição, isso porque 2016 é um ano olímpico para o Brasil e o mercado de trabalho vai precisar de muitos jovens qualificados em cursos técnicos. 

COMPARTILHAR