Como Funciona o Plano Progredir

Com o intuito de gerar mais oportunidades de emprego e de renda para as famílias que são beneficiárias do Bolsa Família, o Governo Federal criou o Plano Progredir, uma iniciativa que oferece cursos e políticas para quem deseja arrumar um emprego, realizar um curso de qualificação profissional ou, até mesmo, abrir o seu próprio negócio.

No conteúdo a seguir falaremos mais sobre a iniciativa e sobre como os usuários do Bolsa Família poderão se cadastrar na plataforma para visualizar novas oportunidades de emprego, cursos de qualificação profissional e até dicas e linhas de crédito para fortalecer seu pequeno negócio. Confira!

O que é e como funciona o Plano Progredir



O Plano Progredir foi criado com o intuito de promover o desenvolvimento profissional e a inclusão social de beneficiários do Bolsa Família no mercado de trabalho. Dessa forma, o Governo Federal espera aumentar a autonomia dessas famílias através da oferta de empregos e da qualificação profissional por meio de cursos profissionalizantes em diversas áreas do mercado.

Desenvolvida junto com a Secretaria da Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a iniciativa conta com a ajuda de empresas públicas e privadas.

O programa funciona em três eixos distintos:

Inserção no mercado de trabalho

São oferecidas ferramentas para os candidatos elaborarem seus currículos, além de fazer a intermediação entre os interessados e as empresas que estão contratando. Dessa forma, o programa faz o encaminhamento para o mercado de trabalho.

Qualificação profissional

São mais de um milhão de vagas gratuitas nos cursos do Pronatec Voluntário que são oferecidas através da plataforma. No site os interessados poderão visualizar os cursos que são ofertados e o que deve ser feito para se cadastrar no curso desejado.

Empreendedorismo

Oferece linhas de crédito para pessoas que possuem ou desejam criar seus próprios negócios. Além do microcrédito, as famílias inseridas no Cadastro Único receberão assistência técnica para melhorarem, ainda mais, seus empreendimentos.

Como se inscrever no Plano Progredir


Depois de saber um pouco mais sobre o programa e quais são os serviços oferecidos por meio da plataforma, chegou o momento de aprender como realizar a sua inscrição. Tudo é muito simples e pode ser realizado na internet, através do site do Plano Progredir.

Confira, a seguir, um passo a passo simples para você se inscrever na modalidade desejada:

1. O primeiro passo a ser dado é entrar no portal do Plano Progredir através do endereço: http://mds.gov.br/assuntos/progredir.

2. Nesse momento os usuários poderão visualizar mais informações a respeito dos serviços que são oferecidos pelo programa. É necessário ressaltar, no entanto, que o programa só aceita inscrições de pessoas que estejam cadastradas em algum programa social do Governo Federal.

3. Depois de conferir todas as modalidades, clique em “Cadastre-se” na categoria que desejar: emprego, cursos ou empreendedorismo.

4. Será necessário informar os seus dados relacionados ao Cadastro Único para poder concluir a sua inscrição.

Depois de realizar a sua inscrição no Plano Progredir, o interessado deverá seguir todas as instruções para realizar o curso, arrumar o emprego ou obter a linha de crédito, caso o candidato seja um empreendedor.

Alguma dúvida? É só deixar nos comentários!

COMPARTILHAR