1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Concurso para Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros no Maranhão

O estado do Maranhão passa por uma reestruturação politica no qual esta realizando grandes investimentos na área de sua segurança pública, restruturações estas que contam com a nomeação de diversos oficiais como bombeiros, policiais que estão convidados a assumir os cargos.

Na data do dia 03 de Abril o governador Flávio Dino informou que neste ano de 2017 serão abertos novos concursos para Polícia Civil, Polícia Militar e para o corpo de bombeiros, estes concursos fazem parte do projeto de investimento para a segurança do estado do Maranhão.

O projeto além de incluir mais pessoas para assumir os cargos o governo do estado ainda possui planejamento para aquisição de viaturas, equipamentos e armamentos.

Medidas estas necessárias para conter a crise na segurança pública do estado que desde 2015 vem incorporando novos policiais ao contingente de segurança pública do estado do Maranhão.

Quando irá abrir o concurso?

Até o momento não fora divulgadas datas ou maiores informações sobre a abertura ou data para os concursos para a Polícia Militar, Polícia Civil e para o corpo de bombeiros, a única informação é que este concurso deverá ocorrer no ano de 2017 com convocação no ano de 2018. Então fiquem atentos as datas nos próximos meses.

Onde irá atuar os concursados?

Foi autorizado pelo governador Flávio Dino a nomeação de aproximadamente 1196 policiais entre militar e civil e 27 bombeiros.

Os contratados através do concurso irão atuar prioritariamente nas Companhias de Santa Inês e Capadinha, e irão atuar na Capital e no interior do estado segundo o secretário de segurança pública do estado do Maranhão, Jefferson Portela.

Este novo contingente de policiais militares e civis e bombeiros serão destinados para a implementação de mais 10 Unidades Táticas da Cidade (UTCs) espalhadas por todo o estado do Maranhão, além de incorporar o  pelotão de turismo nos Lençóis Maranhenses.

Sendo 160 policiais destinados a Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV-Ind) para ação estadual de combate ao crime por meio do controle do trânsito no qual irão atuar de forma a fazer barreiras, vistoriar carros em busca de armas e qualquer objeto de origem criminosa ou que ponha em risco a população do estado do Maranhão.

Qual o salário destes cargos? 

Até o momento não foram divulgadas maiores informações sobre o cargo ou salário dos concursos para a polícia militar, civil e bombeiro.

Porem de acordo com concursos públicos anteriores o teto pode chegar até R$ 5.818,87 dependendo do cargo.

Porque ser policial militar, civil ou bombeiro?

O concurso público é atrativo por diversos motivos, trás ao funcionário estabilidade financeira e ainda possui plano de carreira, além de bons salários e benefícios.

Como se preparar para o concurso público do Maranhão?

Como o concurso da polícia Militar é um dos mais concorridos do estado, e as datas ainda não foram divulgadas, o candidato que já quer começar a se preparar pode começar a estudar matérias como:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio lógico e Quantitativo
  • História e Geografia do Brasil
  • História e Geografia do Maranhão
  • Química e Física.

Para o governador Flávio Divo este processo de implementação, expansão e incorporação de novos policiais civis, militares e bombeiros concursados é fundamental para garantir a segurança do estado, devido aos acontecimentos nos últimos anos, bem como os investimentos necessários em viaturas, armamentos e materiais.

É garantido que estes militares serão de suma importância para ações em combate ao crime no estado, já que a maioria irá atuar na rua.

O que o governador Flávio Dino propõe é aumentar este contingente para aumentar o território coberto e consequentemente deixar a população mais segura através da segurança pública bem como melhorar o atendimento no socorro de vítimas.