Curso Mecanica de Motos: Inscreva-se!

Para os apaixonados por motos, vai a dica! Sabia que tem um curso específico para trabalhar e entender sobre a mecânica dessas máquinas. E tem opção gratuita em instituição de ensino. Confira a novidade!

O Curso de Manutenção em Motocicletas não é tão conhecido pela maioria da população brasileira. Pois saiba que é uma das áreas que estão em alta no mercado, visto que o mercado para a venda dos veículos de duas rodas ganha expansão. Agora, já pensou em se especializar na área? Separamos as melhores oportunidades para os interessados em ingressar na área.

Curso Motos – Conheça mais sobre a profissão!

A profissão de Mecânico de Motos oferece alternativas variadas de emprego. Quem pretende seguir carreira, pode trabalhar na indústria especializada em motos e até abrir o próprio negócio.

O curso de motos ainda proporciona a possibilidade de certificação para o profissional atuar em áreas como as de revendas, prestação de serviço empresas de inspeção e assistências técnicas.

Os profissionais que atuam no setor de motos realizam manutenção e diagnósticos em motores de motocicletas e até são capazes de elaborar planos para manutenção de sistemas. Reparar e testar peças e componentes de motos também são atribuições da profissão.

A remuneração, em média, varia de acordo com a complexidade de trabalho do profissional. É preciso ficar atendo às vagas que surgem para trainee. Os salários para o setor de motos variam, em média, de R$ 1.931,25 a R$ 2.570,00 segundo os dados do Sine (Site Nacional de Empregos).


Mercado de trabalho para Curso Motos

As motos são produtos de baixo custo, mais acessíveis que os carros, ganham cada vez mais espaço em regiões brasileiras e possuem baixo custo de manutenção. Nesse cenário favorável, o mercado de trabalho para quem investe em um curso de motos é promissor. A capacitação para quem pretende seguir a área de manutenção e mecânica de motos tem crescido, diante do mercado estável e com oportunidades rentáveis para se abrir o próprio negócio.

Não faltam vagas para profissionais qualificados, sejam em oficinas ou em empresas que atuam diretamente com a comercialização e distribuição dessas máquinas.


Existem diversas instituições de ensino que disponibilizam o curso para a população brasileira. No entanto, o curso motos mais procurado é o oferecido pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). A instituição é tradicional e especializada no setor de mecânica.


No curso de Mecânica de Motos da instituição, profissionais adquirem o conhecimento para realizar toda manutenção necessária em motos. O profissional certificado pelo Senai é capacitado para detectar, inclusive, falhas e mau funcionamento no sistema da parte mecânica e eletrônica.

Durante o curso motos, o aluno aprende, pelo menos, dez fundamentos importantes para a qualificação na área: Eletricidade, Sistemas de Transmissão; Suspensão e Direção; Freios; Carga e Partida; Sinalização e Iluminação, Alimentação de Combustível; Magneto e Motores de combustão interna e direção.

A instituição é uma das mais procuradas para a realização do curso motos, pois possui estrutura de oficina mecânica, com segurança, para que alunos possam vivenciar, na prática, o dia a dia de um profissional da área de motos.

As vagas para o curso dependem da região. Separamos abaixo as regiões que possuem o curso no momento da publicação desse artigo. Veja abaixo:
Senai Paraná;
Senai Rio de Janeiro;
Senai São Paulo;
Senai Pernambuco;
Senai Ceará.

Você pode também acessar o site oficial do Senai e se informar sobre o curso em outras unidades.

As vagas gratuitas também dependem da unidade e da abertura dos programas de incentivo. Fique atento aos sites informados ou entre em contato perguntando sobre as possibilidades gratuitas.

Para participar desse curso é necessário, na maior parte das cidades onde é oferecido, ter pelo menos 16 anos de idade. Gostou das dicas e informações para seguir na profissão de Mecânica de Motos? O próximo passo, agora, é ficar atento às vagas e oportunidades na área para iniciar logo o Curso Motos mais próximo da sua casa.

COMPARTILHAR