Cursos Gratuitos em Sergipe 2016 para pessoas com deficiência

Muitas vezes as pessoas com deficiência são tratadas de outra maneira, ou até mesmo deixadas de lado pela sociedade. Esse problema atinge o mundo inteiro, e para diminuir essas causas, o estado de Sergipe esta se mobilizando, e oferecendo cursos para essas pessoas. Continue lendo e saiba tudo sobre esse sistema de aprendizagem.

Como funcionam os cursos gratuitos para pessoas com deficiência?

É possível realizar vários tipos de curso em Sergipe, em uma das instituições de ensino parceiras. Tudo funciona através de uma grande rede, formada pelo Ministério Publico do Trabalho (MPT), a SRTE (Secretaria Regional do Trabalho e Emprego), e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDPcD), e do NAT (Núcleo de Apoio ao Trabalho), que oferece o local para serem realizada as aulas. Além disso, o programa conta com outras parcerias, que ajudam no ministro das aulas.

cursos-gratuitos
Cursos Gratuitos em Sergipe 2016 para pessoas com deficiência. Imagem:divulgação

Quais documentos devem ser apresentados para a inscrição?

As pessoas que desejarem participar dos cursos gratuitos devem comparecer a sede do NAT, portando uma série de documentos, entre eles estão: carteira de trabalho, número do PIS (Programa de Integração Social), CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Registro Geral, carteira de identidade), certificado de conclusão do ensino médio, e o laudo médico com a CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde).

Acesse e saiba mais informações: Veja como conseguir financiamento estudantil!

Onde são realizadas as inscrições?

O NAT (Núcleo de Apoio ao Trabalho) disponibiliza varias vagas em cursos para pessoas com deficiência. As inscrições podem ser feitas das 7h às 13h, na sede do NAT, que está localizada na Rua Santa Luzia, 680, no Bairro São José, em Aracaju. A sede fica junto a Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh).

cursos-gratuitos-em-sergipe-2016-para-pessoas-com-deficiencia
Cursos Gratuitos em Sergipe 2016 para pessoas com deficiência. Imagem:divulgação

Vagas disponíveis nos cursos gratuitos

As aulas dos cursos profissionalizantes para pessoas com deficiência já começaram em Sergipe, mas mesmo assim ainda é possível realizar a inscrição. Também é possível conseguir uma vaga através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que abre inscrições duas vezes por ano.

O mundo está cada vez mais globalizado, e junto com isso cada vez é maior o espaço para as pessoas que possuem alguma deficiência. Nos próximos anos, o número de vagas deverá ser amplamente aumentado, devido a grande procura de 2016.

Acesse e saiba mais informações: Vestibular de verão – Possíveis temas de redação

Quais são os cursos oferecidos?

Através do NAT, e das outras instituições parceiras, estão sendo oferecidos quatro tipos de curso para pessoas com algum tipo de deficiência. Entre eles estão: Técnicos em Segurança do Trabalho, e Técnicos em Enfermagem, com aulas na Fundação São Lucas, e cursos de Vigilante e de Reciclagem para Vigilantes, oferecidos pela Infante.

ifsp-cursos-gratuitos
Cursos Gratuitos em Sergipe 2016 para pessoas com deficiência. Imagem:divulgação

Benefícios de realizar um curso profissionalizante

O maior benefício é o conhecimento, que ajuda as pessoas com deficiência conseguirem um emprego. Por lei, todas as grandes empresas devem possuir em seu quadro de funcionários um número de deficientes, dessa forma, quem possuir uma formação técnica terá vantagem em relação aos outros concorrentes. Outra grande vantagem é conseguir um diploma sem gastar um tostão.

COMPARTILHAR