Cursos Técnicos MedioTec 2017, veja como funciona!

Uma das grandes inovações para a educação em 2017 é a inauguração do MedioTec, um projeto do Governo Federal que tem como objetivo o ensino simultâneo da educação básica e de um curso profissionalizante para o estudante de ensino médio.

Cursos Técnicos MedioTec 2017, veja como funciona!
Cursos Técnicos MedioTec 2017, veja como funciona! Imagem:divulgação

Desta forma, a jornada em sala de aula aumenta de quatro horas simples do Ensino Médio para oito horas diárias com o ensino técnico profissionalizante.

Ao terminar o Ensino Médio, o aluno terá então feito as disciplinas obrigatórias do ensino básico e ainda um curso técnico que o permitirá ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente.

Acesse e saiba mais informações: Mediotec 2017: Cursos, vagas e inscrições

O que são os cursos técnicos MedioTec?

O projeto visa possibilitar que o aluno possa se profissionalizar ao mesmo tempo que termina o ensino básico, agilizando sua carreira e as vias para se ingressar no mercado de trabalho, frequentando aulas em dois períodos.

Cursos Técnicos MedioTec 2017, veja como funciona!
Cursos Técnicos MedioTec 2017, veja como funciona! Imagem:divulgação

O MedioTec foi elaborado para ser uma espécie de irmão do Pronatec, tendo como diferencial que o propósito final do MedioTec é que o aluno faça o ensino profissionalizante junto ao ensino básico e receba um certificado duplo para os dois cursos.

A iniciativa é do Governo Federal e vem com a utilidade de impulsionar a reforma do Ensino Médio que entra em vigor e flexibiliza o ensino nas escolas convencionais, deixando à escolha do estudante médio a melhor formação para si.

Como o MedioTec vai funcionar?

Segundo o Governo Federal, as inscrições para o MedioTec serão feitas pelas secretarias estaduais. O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do MedioTec 2017, que conta com um cronograma com as datas do processo. No cronograma, a apresentação das vagas está programada para acontecer entre os dias 17 e 24 de abril, enquanto a pré-matrícula deve acontecer entre os dias 1 e 9 de junho.

Assim como no Pronatec, o MedioTec fornecerá bolsas remuneradas aos estudantes para que cursem o técnico junto ao Ensino Médio. Os cursos serão oferecidos por instituições privadas e públicas que receberão o incentivo do governo.

Cursos Técnicos MedioTec 2017, veja como funciona!
Cursos Técnicos MedioTec 2017, veja como funciona! Imagem:divulgação

Apesar de, segundo o edital, as aulas só começarem a partir de julho de 2017, algumas cidades já inauguraram as primeiras turmas do MedioTec. A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) fundou em Março as primeiras turmas do MedioTec 2017 com os cursos de Cozinha, Logística, Segurança do Trabalho ou Design de Interiores, contando com um total de 160 estudantes contemplados com os cursos da FIEC.

O programa MedioTec ainda tem como um dos focos principais a luta contra a carência escolar, com a implantação de cursos profissionalizantes nestas regiões desfavorecidas, como cidades do interior do nordeste que já estão recebendo recursos para que isso aconteça.

Acesse e saiba mais informações: SEST SENAT Habilitação Gratuita

Vagas e cursos MedioTec 2017

Segundo o Governo Federal, o objetivo disponibilizar um total de 82 mil bolsas de estudo revertidas em vagas para ensino técnico em todo o Brasil. Um investimento total de 800 milhões de reais em cursos com duração de 12 a 30 meses em diversas instituições do país.

As escolas do sistema S de ensino (SENAI, SESC, SESI, SENAC, SENAR, SESCOOP e SEST), e universidades federais e fundações privadas estão entre as instituições que irão oferecer cursos técnicos ao MedioTec.

Cursos Técnicos MedioTec 2017, veja como funciona!
Cursos Técnicos MedioTec 2017, veja como funciona! Imagem:divulgação

As informações de matrículas e inscrições nas instituições de ensino ainda não foram divulgadas pelo governo, então ainda não se sabe muito sobre como ocorrerão. O que se sabe é que isso deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2017 para que as aulas se iniciem em julho.

Se você está ingressando no ensino médio e busca uma maneira de se profissionalizar e começar a construir uma carreira, o MedioTec é uma excelente opção de investimento para entrar no mercado de trabalho.

COMPARTILHAR