Dicas para Conseguir uma Bolsa Remascente do Prouni

Os estudantes que ainda não conquistaram uma vaga em uma instituição de ensino superior ainda podem conseguir uma bolsa de estudos por meio do Programa Universidade para todos (Prouni). O prazo de inscrição para as bolsas remanescentes do ProUni referente a este segundo semestre vai até o próximo dia 26 de agosto.

O prazo é para o estudante que ainda não está matriculado na instituição de educação superior na qual pretende se inscrever. Para os candidatos que já estudam na instituição, mas não têm a bolsa e pretendem obtê-la, o prazo vai até dia 14 de novembro.

Requisitos para Bolsa Remascente do Prouni

Somente candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e sem zerar na redação, podem se inscrever para as vagas remanescentes do Prouni e concorrer a bolsas de estudos integrais ou parciais.

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

O candidato deve comprovar também renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa para as bolsas integrais e renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa para a bolsa parcial (50%). Além disso, o candidato deve satisfazer, a uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular, na condição de bolsista integral
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura

Inscrições Bolsa Remascente do Prouni

As inscrições para as bolsas remanescentes do Prouni devem ser feitas no site do programa. O candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2015. Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

Mais informações sobre o Prouni devem ser obtidas na página http://siteprouni.mec.gov.br/.

Bolsa Remascente do Prouni – Documentos

Ao conquistar a bolsa de estudos, o candidato deve ir à instituição de ensino escolhida, e apresentar os documentos que comprovem as informações preenchidas no ato da inscrição.

Entre os documentos exigidos estão: RG, Comprovante de residência, Comprovante de separação, divórcio dos pais, Comprovante de renda do estudante e dos membros da família, comprovante de conclusão do ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.

Prouni

Criado pelo governo federal em 2004, o Prouni é um programa do Ministério da Educação, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

 

COMPARTILHAR