Fies 2017 – Vagas, cursos e inscrições

 

Visando fomentar a geração de renda e da qualificação profissional o Governo Federal disponibiliza acesso a Educação Superior através de programas de financiamento como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

O Fies 2017 passará por algumas reformas, como por exemplo, os alunos que desejarem obter recursos do Fies deverão ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), porém quem concluiu o Ensino Médio antes do ano de 2010 ou que da aulas no Ensino Básico em escolas públicas e está matriculado em cursos de licenciatura, normal, superior ou pedagogia não precisa ter realizado o Enem.

Fies 2017: Como se inscrever no Fies 2017

A partir de janeiro de 2017 os estudantes que obtiveram nota mínima de 450 pontos em cada uma das provas do Enem poderão solicitar o beneficio do Fies 2017. Vale lembrar que os candidatos que zerarem a prova de redação não terão direito de contratar o Fies, mesmo tendo alcançado pontuação exigida nas outras provas.

O Fies financia até 100% do valor da mensalidade do curso do Ensino Superior e o estudante só começa a pagar o financiamento a partir do 19° mês a partir do término do curso.

Fies 2017 - Vagas, cursos e inscrições
Fies 2017 – Vagas, cursos e inscrições. Imagem:divulgação

O Fies pode ser solicitado por alunos que estejam matriculados em instituições privadas avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação) que tenham renda familiar inferior a 20 salários mínimos com comprometimento da renda inferior a 20%.

Para se inscrever no Fies 2017 os alunos deverão ter participado do Enem conforme as regras acima e acessar o site oficial no link http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

Inscrições Segunda Chamada Fies 2017

As inscrições segunda chamada Fies 2017 vão de 25/07 a 28/07. Dia 31/07 sai o resultado da pré-seleção na chamada unica e lista de espera Fies 2017. De 01/08 a 07/08 conclusão da inscrição no SisFies pelos candidatos pré-selecionados na chamada única.

Juros do Fies 2017 terão aumento

Os juros do Financiamento Estudantil (Fies) 2017 sofrerão aumento e o limite de renda dos beneficiários irá diminuir, além disso o programa passará a ter limite máximo de vagas por ano, como também o tipo de cursos financiados e os indicadores de qualidade serão mais restritos.

Fies 2017 - Vagas, cursos e inscrições
Fies 2017 – Vagas, cursos e inscrições. Imagem:divulgação

Os juros do financiamento que atualmente são de 3,4% ao mês passarão em 2017 para 6%. Mesmo com a suba o programa continua a baixo da taxa de inflação dos últimos anos o que significa que continuará sendo subsidiado pelo governo.

Cursos oferecidos pelo Fies 2017

O Fies 2017 através de medidas tomadas pelo governo para o primeiro semestre serão oficializadas e terão prioridade cursos em áreas que são consideradas estratégicas para o país como Engenharia, Saúde e formação de professores, terão prioridade.

Os critérios de qualidade também serão refinados sendo que terão privilégio os cursos que obtiverem nota 5 no índice de escala de qualidade do MEC. Para 2017 o Fies terá limite de vagas. Com as mudanças o Fies tende a ser melhor em 2017, mesmo com as novas regras milhares de estudantes poderão ser beneficiados.

COMPARTILHAR