Fies Inscrições 2017

 

Se você quer fazer um curso superior, porém, não tem condições de arcar com o valor da mensalidade total do mês ou pelo fato de não estar trabalhando, ou ainda por não ter condições de pagar no momento, pode por em pauta pensar na hipótese de fazer um financiamento pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Com o Fies você poderá se beneficiar com a parceria que o Ministério da Educação(MEC) fez com diversas instituições do Brasil inteiro para que os alunos que consigam ser contemplados pelo programa, possam fazer o seu curso superior sem maiores problemas.

FIES 2017

O FIES tem como principal objetivo garantir ao candidato a oportunidade de fazer um curso superior em uma instituição não gratuita, tendo as mesmas condições que o estudante pagante da instituição tem.

Os candidatos podem recorrer ao financiamento ao estudante matriculando-se nos cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos que são conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC).

A vantagem daquelas pessoas que querem se beneficiar com o programa é que, após o ano de 2010, o FIES começou a operar em um novo formato. Como consequência, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o novo Agente Operador do Programa e, com isso, os juros acabaram caindo para a margem dos 3,4% ao ano.

Vale a pena destacar também que desde então o aluno pode pedir que seja feito o financiamento em qualquer data do ano.

Candidatos que NÃO podem participar

Segundo a norma do programa, aqueles alunos que NÃO podem participar são:

Quem NÃO pode solicitar o FIES?

Candidatos cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;

Candidatos que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;

Candidato inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);

Candidatos cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento);

Candidato cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 20 (vinte) salários mínimos.

Inscrições Segunda Chamada Fies 2017

As inscrições segunda chamada Fies 2017 vão de 25/07 a 28/07. Dia 31/07 sai o resultado da pré-seleção na chamada unica e lista de espera Fies 2017. De 01/08 a 07/08 conclusão da inscrição no SisFies pelos candidatos pré-selecionados na chamada única.

Para se inscrever no programa de financiamento do FIES basta acessar o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e ir até a opção fazer inscrição. Lá você deverá preencher um formulário no qual será analisado de forma devida para verificar se suas informações estão corretas.

Se estiver tudo correto, você será informado sobre quais são os próximos passos que deverão ser seguidos. Vale a pena informar que é de grande importância relatar à instituição sobre a intenção de fazer o financiamento.

Lista de Espera Segunda Chamada Fies 2017

Entre os dias 01/08 a 03/09 os estudantes participantes da lista de espera do Fies 2017 que forem pré-selecionados deverão concluir sua inscrição no SisFies no prazo de cinco dias uteis, a contar da divulgação da sua pré-seleção no Fies Seleção.

COMPARTILHAR