Idiomas sem Fronteiras cursos gratuitos

Na última segunda-feira (17) o Ministério da Educação lançou o programa “Idiomas sem Fronteiras”, que oferece cursos gratuitos para atendimento de estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos de instituições de ensino superior além de professores de idiomas da rede pública de educação básica brasileira.

Veja agora do que se trata o programa, quem pode participar e como se inscrever:

O que é Idiomas Sem Fronteiras?

O programa Idioma Sem Fronteiras tem como objetivo fornecer cursos presenciais e virtuais para professores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu) de instituições de ensino superior, tanto públicas quanto particulares, assim como professores de idiomas que trabalham na rede de educação pública básica.

Idioma-sem-Fronteiras-cursos-gratuitos-001
Imagem: Divulgação / Dublin para Brasileiros

Cada instituição brasileira que participará do programa terá um núcleo de línguas que será responsável pela concessão de bolsas e o oferecimento dos cursos presenciais dos idiomas oferecidos pelo IsF. Também estão previstos o oferecimento de bolsas de estudos no exterior, porém, estarão disponíveis somente para estudantes de licenciatura de línguas estrangeiras que se enquadram no IsF.

Cursos gratuitos oferecidos pelo Idiomas sem Fronteiras.

Até o momento estão previstos o oferecimentos de cursos de inglês, espanhol, francês, iteliano, mandarim, japonês, alémão e português para estrangeiros. Porém, há inscrições abertas apenas para o curso de francês online.

Imagem: Divulgação / Correio 24 horas.
Imagem: Divulgação / Correio 24 horas.

No caso do curso de francês, “Français Sans Frontières”, há 1,5 mil vagas disponíveis para alunos de universidades federais, insitutos federais e universidades estaduais que estão cadastrados no Idioma Sem Fronteiras.

Inscrições para cursos gratuitos do Idioma sem Fronteiras

Conforme dito anteriormente o primeiro curso a ser oferecido é o de francês. Para estes as inscrições podem ser feitas de 21 de novembro até 8 de dezembro para alunos de graduação, mestrado ou doutorado que já tenham concluído até 90% dos créditos previstos para seus respectivos cursos.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Para a inscrição do curso de francês terão prioridades os seguintes itens:

  • Alunos de cursos de graduação considerados elegíveis para o Ciências Sem Fronteiras,

  • Alunos que realizaram o Enem a partir de 2010 e teve média igual ou maior que 600 pontos

  • Alunos que possuem maior rendimento acadêmico

  • Alunos bolsistas e ex-bolsistas do programa Jovens Talentos para a Ciência, oriundos de quaisquer cursos de graduação.

O edital está disponível em http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=58&data=18/11/2014

COMPARTILHAR