Inscrições Concurso Público Polícia Militar Piauí

Trabalhar no setor público é o desejo de muitas pessoas, pois o salário é garantido e a possibilidade de ser dispensado praticamente não existe. Uma dessas opções é a Polícia Militar, ideal para quem gosta de adrenalina e trabalhar em um local movimentado. Aqui vamos explicar todos os detalhes do concurso para Polícia Militar que vai acontecer no Piauí.

Trabalhar no setor público é o desejo de muitas pessoas, pois o salário é garantido e a possibilidade de ser dispensado praticamente não existe.
Trabalhar no setor público é o desejo de muitas pessoas, pois o salário é garantido e a possibilidade de ser dispensado praticamente não existe. (Imagem: Divulgação)

Conheça a Polícia Militar do Piauí

A Polícia Militar do Piauí tem como obrigação manter a ordem pública nesse estado. É uma das forças auxiliares do Exército Brasileiro, sendo parte do sistema de defesa pública do país. Quem trabalha na instituição é considerado militar estadual. Foi fundado em 1835 e conta com mais de 5.500 membros. Sempre procura atender a população da melhor maneira, então realiza concursos públicos visando aumentar o efetivo. A Polícia Militar conta com duas unidades de treinamento dos novos profissionais, sendo uma academia e um centro de treinamento. Também existem alguns comandos diferentes, focalizados em proteger o interior do estado.

Concurso Polícia Militar do Piauí

A Polícia Militar do Piauí divulgou que irá realizar em 2017 um concurso para a contratação de novos funcionários. Havia um imbróglio, mas já foi solucionado e a prova está garantida. Dessa forma o último concurso passará a não valer mais, e esse terá validade de dois anos, com o prazo passando a valer desde a homologação do resultado final.

Concurso Polícia Militar do Piauí – Inscrição

As inscrições para o concurso público foram realizadas entre os dias 3 e 17 de abril. Esse processo foi todo realizado através do site da organizadora da prova. O candidato teve que desembolsar o valor de R$ 80,00 para participar. Ainda haverá uma análise, para verificar se haverá ou não aumento no prazo para as inscrições.

As inscrições para o concurso público foram realizadas entre os dias 3 e 17 de abril. (Imagem: Divulgação)
As inscrições para o concurso público foram realizadas entre os dias 3 e 17 de abril. (Imagem: Divulgação)

Concurso da Polícia Militar do Piauí – Vagas

O concurso da Polícia Militar do Piauí vai oferecer 480 vagas, sendo 50 para mulheres e 430 para os homens. Para ficar com uma das vagas a pessoa deverá realizar a prova teórica e depois passar pelo teste físico.

O candidato deverá apresentar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (Registro Geral), e um comprovante de residência. Os aprovados serão analisados judicialmente, para verificar se possuem alguma pendência com a lei.

Concurso da Polícia Militar do Piauí – Quem Pode Participar da Prova?

Para participar da prova o candidato deve ser brasileiro ou então naturalizado. Deve ter concluído o Ensino Médio, e a sua idade deve ser entre 18 e 30 anos. Esses são os quesitos mínimos, mas podem ser exigidas outras características, caso aconteça algum empate na busca por uma vaga.

Concurso da Polícia Militar do Piauí – Cargos

Para ambos os sexos, as vagas são oferecidas na academia de soldados. Existem vagas para Praças da Polícia Militar, para os batalhões de Parnaíba, Floriano, Picos, Corrente, Avelino Lopes, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri Oeiras e Bom Jesus. Os melhores colocados poderão escolher primeiro o local para atuarem, ao longo do tempo o profissional pode conseguir uma transferência.

Concurso da Polícia Militar do Piauí – Salário

Quem conseguir uma vaga no concurso da Polícia Militar do Piauí vai iniciar na profissão com um salário de R$ 3.100,00. Com o passar do tempo o valor vai aumentando. A pessoa também pode crescer na carreira. Existem bônus por trabalho, a cada ano trabalhado.

Para ambos os sexos, as vagas são oferecidas na academia de soldados. (Imagem: Divulgação)
Para ambos os sexos, as vagas são oferecidas na academia de soldados. (Imagem: Divulgação)

Concurso da Polícia Militar do Piauí – O que Cai na Prova?

A prova da Polícia Militar é teórica, com conteúdos específicos sobre a polícia. Também serão cobradas perguntas sobre português e conhecimentos gerais. Ainda serão feitos exames físicos, teste de aptidão, exame psicológico e investigação social. Aqui você encontra o edital da prova, com todas as informações sobre o concurso.

COMPARTILHAR