Inscrições SEST/SENAT 2017

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são dois órgãos sem fins lucrativos que oferecem serviços de transportes e cursos de profissionalização para uma maior capacitação e acesso ao mercado de trabalho. Se você não conhece esta iniciativa, confira algumas informações e saiba como se inscrever para os programas.

O Que é o SEST/SENAT?

O SEST e o SENAT promovem juntos o desenvolvimento do setor de transporte em nosso país, ajudando na formação e qualificação de profissionais para que eles sejam inseridos no mercado de trabalho já prontos para utilizar as novas tecnologias do ramo. Para isso acontecer, os dois órgãos oferecem cursos e outros serviços especializados que promovem a capacitação de seus alunos.

Eles estão localizados em centros urbanos de destaque e possuem postos de abastecimento em grande parte das rodovias espalhadas pelos estados brasileiros. Entre os valores instaurados pelas instituições está o objetivo de ser uma referência no setor de transporte, assim como a missão de promover uma melhoria na qualidade de vida e no desenvolvimento profissional de trabalhadores do setor.

O SEST e o SENAT promovem juntos o desenvolvimento do setor de transporte em nosso país. (Imagem: Divulgação)
O SEST e o SENAT promovem juntos o desenvolvimento do setor de transporte em nosso país. (Imagem: Divulgação)

Inscrições SEST/SENAT 2017

Se você se interessa em se inscrever nos programas do SEST/SENAT, é necessário estar atento às datas disponibilizadas, sejam para as vagas principais ou remanescentes. E caso tenha alguma dúvida em relação a isso, basta ligar no número 0800-7282891 ou acessar o Formulário Online do Fale Conosco. Confira os principais programas oferecidos:

#1 Primeira Habilitação para o Transporte – CNH Social – Busca oferecer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria B para todos os jovens, entre 18 e 27 anos, que tenham renda máxima de três salários-mínimos. O objetivo é ampliar a qualificação e empregabilidade para ingressar no mercado de trabalho com todos os cursos financiados. Para saber mais, acesse o edital oficial.

#2 Habilitação Profissional para o Transporte – Inserção de novos motoristas: busca inserir os motoristas profissionais no mercado de trabalho através da mudança da categoria da CNH para C, D ou E. Ele é financiado e o candidato deve ter entre 21 e 50 anos, além da renda de até três salários-mínimos. Para saber mais, acesse o edital oficial.

Se você se interessa em se inscrever nos programas do SEST/SENAT, é necessário estar atento às datas. (Imagem: Divulgação)
Se você se interessa em se inscrever nos programas do SEST/SENAT, é necessário estar atento às datas. (Imagem: Divulgação)

Cursos Oferecidos pelo SEST/SENAT

O SEST/SENAT  não oferece apenas programas para facilitar o acesso a CNH e troca de categoria da Carteira de Habilitação, mas também conta com cursos presenciais para desenvolvimento profissional em quatro categorias diferentes, sendo elas cursos livres de formação inicial e continuada, cursos regulamentados (Contran, MTE, ANAC), aprendizagem profissional – jovem aprendiz e cursos técnicos de nível médio.

Para saber todos os cursos disponibilizados dentro das quatro categorias e quais as condições para se inscrever, acesse o portal dos cursos presenciais, encontre aquele que mais se encaixa em suas necessidades e perfil e informe-se.

Além dos cursos presenciais, o SEST/SENAT também trabalha com cursos a distância, o que promove um maior acesso para aqueles que não possuem uma unidade próxima de sua casa, bairro ou cidade. Para saber mais e se inscrever, basta acessar o site.

Onde Encontrar SEST/SENAT?

Se você se interessou pelos programas do SEST/SENAT e preenche os requisitos para a inscrição, o próximo passo é encontrar a unidade mais próxima de onde você mora. Elas se encontram em grandes centros urbanos e nas principais rodovias do Brasil. Para saber qual é a mais próxima, acesse o mapa, selecione o estado de interesse e ele mostrará pra você todas as localidades disponíveis.

O SEST e SENAT oferecem cursos de profissionalização para uma maior capacitação e acesso ao mercado de trabalho. (Imagem: Divulgação)
O SEST e SENAT oferecem cursos de profissionalização para uma maior capacitação e acesso ao mercado de trabalho. (Imagem: Divulgação)

Vale lembrar que o SEST/SENAT se encontra em todos os estados brasileiros e também em cidades como Bela Vista (RR), Macapá (AP), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Belém (PA), São Luís (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Salvador (BA), Palmas (TO), Cuiabá (MT), Vilhena (RO), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), São Mateus (ES), Campo Grande (MS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e outros.

O SEST/SENAT é uma grande oportunidade para quem quer se profissionalizar com alguns de seus cursos ou obter sua licença para dirigir de forma gratuita. Se tiver qualquer dúvida ou precisar de mais informações a respeito dos cursos e programas, acesse o portal oficial das entidades.

COMPARTILHAR