Mediotec 2017: Cursos, vagas e inscrições

O novo programa do governo federal está diretamente ligado ao Pronatec. Conhecido pelo nome de Mediotec, o novo programa tem como objetivo agir como uma continuação do programa que já conhecemos, o Pronatec.

Com o Mediotec os alunos do ensino médio podem obter uma formação técnica e profissional juntamente às aulas do ensino básico, possibilitando que assim tenham um aprendizado completo e possam sair da escola já prontos para o mercado de trabalho.

Mediotec 2017: Cursos, vagas e inscrições
Mediotec 2017: Cursos, vagas e inscrições. Imagem:divulgação

A ideia inicial é que o programa ofereça cerca de 82 mil vagas em todo o país, dando preferência às regiões de carência escolar.

Outro motivo pelo qual o Mediotec surgiu é o intuito de acelerar a reforma do ensino médio. O Mediotec e o tipo de formação oferecida é feito exclusivamente para estudantes do ensino médio. Vale ressaltar ainda que ao terminar as aulas, os alunos receberão um certificado duplo.

Cursos Mediotec

O governo federal ainda não deu detalhes oficiais sobre os cursos que serão oferecidos através do Mediotec. O que se sabe até agora é que todos os cursos do programa serão na modalidade técnico de nível médio concomitante, sendo assim, nos resta afirmar que é preciso já ter concluído o ensino fundamental e estar matriculado no ensino médio para participar.

Cursos Mediotec
Cursos Mediotec. Imagem:divulgação

Com a realização do curso o dia a dia dos alunos será mais conturbado e isso resultará no aumento da carga horária escolar: os alunos passarão a estudar em tempo integral. O objetivo é que os alunos possam realizar as atividades relacionados ao ensino básico enquanto garantem uma formação técnica e profissional. Alguns dos cursos técnicos mais tradicionais devem ser oferecidos.

Vagas Mediotec 2017

O governo anunciou que o programa receberá ainda mais investimentos nos anos seguintes, com o intuito de beneficiar mais de 500 mil estudantes em até dois anos. Apenas para o ano de 2017 já serão disponibilizadas 82 mil vagas, o que sugere que muitos alunos poderão participar. Além das escolas normais de ensino médio, instituições privadas, institutos federais e até as escolas do Sistema S também farão parte.

Acesse e saiba mais informações: PSG – Programa Senac de Gratuidade

Inscrições Mediotec 2017

Detalhes sobre as inscrições não foram divulgados, mas com base no que o governo anunciou, a expectativa é que o processo seletivo aconteça ainda no primeiro semestre desse ano, pois o programa deve começar o quanto antes. Assim que mais detalhes forem divulgados as escolas repassarão para seus alunos o procedimento indicado para garantir uma vaga.

Cursos Mediotec
Cursos Mediotec. Imagem:divulgação

 

O governo ainda não informou também se as aulas do ensino técnico serão dadas no mesmo local das aulas do ensino médio. Essa seria uma alternativa ideal, pois assim os alunos não precisariam gastar com transporte. O objetivo do governo é que o programa inicie o mais rápido possível, por isso novas informações devem ser divulgadas em breve. A dica é que os interessados fiquem atentos em suas escolas para não perderem as novidades.

Mediotec x Pronatec

Muitas pessoas estão se perguntando sobre o Pronatec, qual a relação dele com esse novo programa e se ele vai continuar oferecendo vagas. Aqui explicaremos tudo isso!

O Mediotec tem sido considerado o ‘braço direito’ do Pronatec, já que oferece o mesmo tipo de formação e possivelmente os mesmos cursos. No entanto, há diferenças grandes entre eles que devem ser mencionadas.

Cursos Mediotec
Cursos Mediotec. Imagem:divulgação

Enquanto o Pronatec oferece três tipos de formação, incluindo para quem já terminou o ensino médio, o Mediotec oferece apenas um tipo de formação e é exclusivo para os estudantes do ensino médio. No entanto, ambos oferecem a formação por meio de cursos técnicos e servirão para beneficiar milhares de pessoas.

O Pronatec não acabou, ele continuará abrindo vagas todos os anos, no entanto, será mais para aqueles que já terminaram o ensino médio ou para os jovens que não conseguiram uma vaga no Mediotec. Por isso você não deve se preocupar: haverá vagas e oportunidades para todos.

Acesse e saiba mais informações: Curso Grátis de Eletricista no Sebrae

Requisitos do Pronatec

Os requisitos do Pronatec continuam os mesmos, no entanto, no novo modelo divulgado foram incluídos os estudantes do EJA. Assim mais pessoas poderão ser beneficiadas a partir de 2017. O EJA são aulas dadas para alunos já adultos ou que trabalham durante o dia e não possuem tempo para assistir às aulas normais. Geralmente um ano inteiro de ensino é completado em apenas 6 meses no EJA.

COMPARTILHAR