MedioTec 2017 – Vagas, Cursos e Como Se Inscrever

 

O Governo Federal lançou recentemente um novo programa educacional, o MedioTec é uma ação de apoio ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, conhecido como PRONATEC.

O objetivo do MedioTec é oferecer aos jovens formação profissional técnica para alunos do ensino médio, o programa tem objetivo de alcançar até 82 mil vagas em todo o Brasil, segundo o Ministro da Educação e do atual Presidente Michel Temer.

O programa MedioTec é uma das medidas criadas para acelerar as mudanças no ensino médio, de acordo com a medida provisório 746/2016 – a medida prevê um novo plano de ensino aos estudantes do nível médio em todo o país. A medida é uma tentativa de capacitar jovens estudantes com duas certificações, médio normal e técnico.

Vagas MedioTec 2017

O Governo investirá uma grande quantia no programa MedioTec, ainda não divulgado os valores, mas segundo o MEC ainda nesse ano serão oferecidas até 82 mil oportunidades em todo o Brasil em diversas áreas técnicas em conjunto com o ensino médio
Para que a parceria funcione muitas instituições privadas, federais e publicas farão parte do sistema de integração e muitas oportunidades serão criadas para atender a nova demanda.

O MedioTec trabalhará nas áreas escolares carentes e com falta de infraestrutura, algumas regiões com essas classificações, receberão um tratamento diferenciado do Governo Federal.

São alguns dos estados que estão com oportunidades abertas:
• Goiás (11.572 vagas);
• Minas Gerais (19.803);
• Mato Grosso do Sul (4.845 vagas);
• São Paulo (9.525).

A quantidade de vagas e cursos foram mapeados de acordo com estudo de demanda em uma região, levando em consideração renda, mercado de trabalho entre outros fatores em que a formação do jovem profissional encontre com mais facilidade novas oportunidades.

Inscrição para MedioTec 2017


Os alunos matriculados regularmente no ensino médio da rede publicam poderão se inscrever por meio da secretaria de Estado e Educação na sua cidade que então fará um processo seletivo entre todos os inscritos para preencher as vagas disponíveis. CLIQUE AQUI para ir ao site oficial do programa; lá você pode selecionar o estado onde mora e ver todos os cursos disponíveis nas cidades e o número de vagas para cada um deles.

Quando selecionado, o aluno receberá uma pré-matrícula enviada pela Secretaria emitida pelo no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).Junto com pré-matricula, receberá uma carta de encaminhamento, indicando ao aluno a unidade que oferece o curso desejado. Importante comparecer dentro do prazo para não perder a matrícula. Clique aqui e veja o telefone da secretaria da sua região.

O programa ainda está em andamento, os interessados podem entrar em contato com as secretarias para obter mais informações. É estimado que o Ministério da Educação invista aproximadamente R$ 1,5 bilhões, como o programa é recente ainda há muitas vagas, mas nos anos seguinte a quantidade e inscritos devem aumentar e esperam mais de 500 mil novos alunos.

Cursos MedioTec 2017

Existe uma quantidade de cursos por região, para conferir a lista clique aqui.Não há muitos detalhes sobre a distribuição entre as cidades do estado, é necessário entrar em contato com a Secretaria do seu estado, as escolas participantes não são divulgadas, o aluno recebe o encaminhamento junto com a pré-matrícula, quando aprovado na seleção.

O que sabemos é que uma região pode ter mais curso em determinada área que outro, por causa das demandas de mercado.É importante saber que para se inscrever no curso é necessário ter concluído o ensino fundamental e para se inscrever no ensino médio integral.

A formação é para alunos de 15 até 19 anos de idade e um dos objetivos do projeto é que jovem profissional encontre mais oportunidades de trabalho.Há diversos cursos nas mais variadas áreas, como administrativa, industrial, financeira, mecânica e saúde.

MedioTec Pronatec

O MedioTec é uma ação do Pronatec que tem por objetivo convidar jovens brasileiros a encontrar uma carreira técnica, como uma opção profissional. Essa parceria tem incentiva jovens que cursam o ensino médio da rede pública a também cursarem a formação técnica em paralelo, assim concluirá o ensino médio com duas formações, aumentando as oportunidades de trabalho e renda.

Um estudo mostra que apenas 8% dos jovens brasileiros concluem o ensino médio e fazem também formação técnica e outra pequena parte desses jovens chegam as universidades.

Há um grande número de jovens que terminam a educação básica sem a devida qualificação e encontram dificuldade no mercado de trabalho, por isso foi criado a ação MedioTec do Pronatec.

COMPARTILHAR