MedioTec Inscrições 2017

O novo programa do Governo Federal tem dado o que falar e deixado muitas dúvidas nas pessoas. O Mediotec possui diversos objetivos, mas uma das razões de sua criação foi a intenção de acelerar a reforma do ensino médio, que vem sendo discutida pelo governo desde o ano passado e criando muitos transtornos na vida dos professores.

Junto com o Mediotec o governo já anunciou algumas das próximas mudanças e pretende, até o final de 2017, já colocar o programa em ação para beneficiar os jovens estudantes do ensino médio. Se você quer saber do que se trata e como vai ser o programa, veja a seguir as informações que trazemos para você.

O Mediotec foi criado com a intenção de acelerar a reforma do ensino médio. (Imagem: Divulgação)
O Mediotec foi criado com a intenção de acelerar a reforma do ensino médio. (Imagem: Divulgação)

Conheça o Mediotec

O Mediotec é o novo programa do governo federal que vai inovar o ensino médio. Com ele, todos os estudantes matriculados a partir do 1º ano do ensino médio poderão se inscrever em um curso técnico, de acordo com sua área de interesse, para realiza-lo juntamente com as aulas do ensino básico e assim obter um conhecimento completo e enriquecido. O objetivo é que os estudantes terminem o ensino médio com um diploma duplo e capacitados para ingressar no mercado de trabalho.

Essa é mais uma iniciativa para impedir que os jovens sejam rejeitados por falta de experiência ou qualificação, e ao mesmo tempo para aumentar o número de profissionais qualificados no mercado de trabalho.

Como Você Poderá Participar do Mediotec?

Para que você possa participar do programa é preciso preencher o que aparentemente é um dos únicos requisitos: estar matriculado no ensino médio. É claro que somente isso não basta; você deve frequentar as aulas. Mesmo que o governo ainda não tenha mencionado, é quase certo que a preferência será para os estudantes de baixa renda, por isso mais um requisito seria uma renda de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Para que você possa participar do programa é preciso estar matriculado no ensino médio. (Imagem: Divulgação)
Para que você possa participar do programa é preciso estar matriculado no ensino médio. (Imagem: Divulgação)

Lembrando que isso pode ser alterado e ainda precisa ser confirmado. O governo não informou como será o método de inscrição; a mesma poderá ser feita na instituição de ensino do estudante ou até mesmo online. Basicamente será um formulário, onde o aluno deve informar os seus dados. Em breve saberemos como será o processo de seleção.

Mediotec – Cursos Disponíveis

Isso ninguém sabe. Há grandes chances de cada escola oferecer uma grade de cursos diferente, levando em conta a carência de mão de obra daquela região. Dessa forma ambos os lados – empresas e estudantes – seriam beneficiados. Outra chance é que o governo use a mesma lista dos cursos do Pronatec, onde são ofertados cursos concomitante ao ensino médio.

Sendo assim, cursos já conhecidos como Administração, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Edificações, entre outros, devem ser oferecidos. Cada aluno poderá escolher de acordo com o seu desejo.

O Mediotec é o novo programa do governo federal que vai inovar o ensino médio. (Imagem: Divulgação)
O Mediotec é o novo programa do governo federal que vai inovar o ensino médio. (Imagem: Divulgação)

Mediotec – Quantidade de Vagas

Para o primeiro momento, o governo anunciou que o Brasil receberá 82 mil vagas no Mediotec, possibilitando assim que diversos estudantes possam se especializar. A prioridade será para áreas de carência escolar e algumas até já receberam investimentos para implantar o programa.

Nos próximos anos o governo quer aumentar esse número para que todos os estudantes possam se qualificar até o 3º ano do ensino médio. Em breve ficaremos sabendo se as vagas serão dadas conforme inscrição ou se haverá um processo seletivo mais específico levando em conta diferentes fatores. Enquanto isso você já pode ir pensando no curso que gostaria de fazer, na profissão que gostaria de seguir quando se formar e fazer alguns planos. O Mediotec está chegando e ele pode ser a mudança na sua vida, fique de olho nas próximas novidades.

COMPARTILHAR