Nota de Corte Direito ProUni 2017 – Nota de Corte Direito

A cada ano, mais e mais jovens se inscrevem no maior processo seletivo que distribui bolsas de estudos, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para avaliar e selecionar os brasileiros inscritos. Outro pré-requisito do programa é a renda familiar e formação escolar, pois a bolsa do ProUni em 2017 é oferecida a quem tiver realizado o Enem 2016, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

O ProUni utiliza a nota do Enem para avaliar e selecionar os brasileiros inscritos. (Imagem: Divulgação)
O ProUni utiliza a nota do Enem para avaliar e selecionar os brasileiros inscritos. (Imagem: Divulgação)

Para conhecer a concorrência do ProUni  é preciso fazer um balanço da quantidade de pessoas que escolheram a mesma opção de curso e ficar de olho na nota de corte de cada curso, que é a pontuação no Enem mínima para conseguir a vaga. Ela é medida pela nota do último candidato que conseguiu vaga em um curso, turno, faculdade, campus e modalidade de concorrência. A nota de corte final só é revelada oficialmente depois que o resultado do ProUni é divulgado.

Nota de Corte Direito ProUni 2016

O objetivo de saber a nota de corte é ter uma meta para entrar no curso que deseja, mas a recomendação é de ter uma excelente nota no Enem, e aumentar as possibilidade de conquistar uma vaga no ProUni. Para se ter uma noção, cursos muito disputados pedem uma nota de corte de 800 pontos. O curso de direito é bastante disputado e as notas de corte ficam entre 450 e 800, dependendo do ano.

Notas de Corte Direito SiSU 2017

O Sisu também tem uma nota de corte que varia a cada edição do programa, cada instituição e curso escolhido. Para o curso de direito, a concorrência é alta e é necessário que o candidato tenha uma boa nota para ser selecionado. Há sites que fazem uma média e, a partir da sua nota, indicam qual universidade você consegue entrar.

O curso de direito é bastante disputado e as notas de corte podem chegar a 800 pontos. (Imagem: Divulgação)
O curso de direito é bastante disputado e as notas de corte podem chegar a 800 pontos. (Imagem: Divulgação)

Inscrição ProUni 2017 – Como Fazer a Inscrição?

Para se inscrever no Prouni é preciso ter em mãos o número de inscrição e senha do Enem 2016 e escolher duas opções de vaga. As inscrições são online. Quando finda o prazo de inscrição, acontece a seleção dos inscritos com maiores notas do Enem que concorrem ao mesmo curso, turno, faculdade/unidade e modalidade de concorrência. O processo seletivo do ProUni ocorre anualmente e com ampla divulgação, para dar tempo de você se programar.

COMPARTILHAR