Notas de Corte Engenharia Civil SiSU 2017

Sistema de Seleção Unificada (SISU) é gerenciado e organizado pelo Ministério da Educação (MEC) onde instituições de ensino superior públicas ofertam bolsas de estudo dos mais variados cursos. O processo de seleção funciona através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como Funciona o SISU?

O candidato utiliza a nota do ENEM para se inscrever no SISU no qual poderá concorrer a duas modalidades de vaga, a de ampla concorrência e a vagas das demais politicas que a instituição oferece. Deste modo o candidato deverá se inscrever no SISU através do site em períodos já pré-estabelecidos anteriormente pelo programa.

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é gerenciado e organizado pelo Ministério da Educação (MEC). (Imagem: Divulgação)
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é gerenciado e organizado pelo Ministério da Educação (MEC). (Imagem: Divulgação)

Assim o candidato deverá escolher até duas opções entre as vagas ofertadas nas instituições e utilizará sua nota do ENEM para concorrer as vagas, vale ainda lembrar que cada instituição possui sua própria nota de corte portanto é necessário sempre estar atento.

Depois de feita a inscrição este sistema automático seleciona os mais bem classificados  em cada curso de acordo com sua nota do ENEM e seus demais atributos e bônus .

SISU – Candidatos Selecionados

O candidato selecionado na primeira opção do SISU possui somente uma única chance de matricula, após isso não será selecionado nas demais opções, já os selecionados em sua segunda opção poderão além de efetuar a matrícula ainda candidatarem-se a lista de espera para sua primeira opção, caso haja desistência de candidatos em sua primeira opção e ele for selecionado em sua primeira opção poderá realizar a matrícula o que implicará em cancelamento imediato de sua segunda opção.

Após estas duas chamadas regulares o SISU ainda disponibiliza a lista de espera de vagas não preenchidas, para participar desta lista deve se candidatara através da pagina do programa SISU e manifestar o interesse.

Para mais informações sobre o programa SISU pode entrar no site ou através do telefone 0800-616161.

O candidato deverá escolher até duas opções entre as vagas ofertadas nas instituições e utilizará sua nota do ENEM para concorrer as vagas. (Imagem: Divulgação)
O candidato deverá escolher até duas opções entre as vagas ofertadas nas instituições e utilizará sua nota do ENEM para concorrer as vagas. (Imagem: Divulgação)

Quem Pode Participar do SISU?

Podem se inscrever no SISU candidatos que realizaram o ENEM em sua ultima edição de 2016, além de não obter nota igual a zero na redação. Outra importante informação é que cada instituição adota sua própria nota de corte para cada curso, caso o candidato não possua a nota mínima para determinado curso, o sistema irá emitir uma mensagem com a informação.

Lembrando ainda que, somente isso não garante sua vaga uma vez que algumas instituições concedem preferências a portadores de deficiência e usuários de cotas.

Notas de Corte do Curso de Engenharia Civil – Primeiro Dia  

O curso de engenharia civil possui grande destaque no programa SISU, pois é um dos cursos mais buscados e por este motivo apresenta notas de corte mais altas.

No primeiro dia as notas de corte na modalidade de ampla concorrência do curso de engenharia civil foram apresentadas as mais altas no ano de 2017.

Como o Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Sergipe (IFS) possui uma das menores notas de corte 662,43 já o Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Fortaleza (IFCE) apresentou nota de corte de 901,34 no primeiro dia.

O curso de engenharia civil possui grande destaque no programa SISU, pois é um dos cursos mais buscados. (Imagem: Divulgação)
O curso de engenharia civil possui grande destaque no programa SISU, pois é um dos cursos mais buscados. (Imagem: Divulgação)

Já a Universidade de Pernambuco (UPE) obteve nota de corte de ampla concorrência do curso de engenharia civil com 661,36 no período vespertino e 680,54 para o período matutino, e a Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi obtido nota de corte de 763,72 e Universidades como  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) obteve nota de corte de 718,50, e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi de 762,45.

Notas de Corte do Curso de Engenharia Civil – Segundo Dia   

A Universidade Federal do Rio de Janeiro obteve uma das notas de corte mais altas 776,56, seguida pela Universidade Federal do Espírito Santo que obteve nota de corte de 762,71 para vagas de ampla concorrência no segundo dia. Seguida ainda pela Universidade Federal da Bahia com 743,23 e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul com 736,91. Já outras instituições mostraram notas de corte menores no segundo dia como a Universidade de Pernambuco 695,72 .

COMPARTILHAR