PEP Minas Gerais 2014

Com o intuito de resolver a falta de mão de obra qualificada em diversas regiões do estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação criou em 2007 o Programa de Educação Profissional, o PEP MG. O programa visa oferecer cursos profissionalizantes gratuitos para jovens que estão cursando o ensino médio, em áreas de ensino das quais faltam a mão de obra qualificada na região.

Quem pode  participar do PEP Minas Gerais 2014

Podem se inscrever no PEP Minas Gerais 2014 alunos que estejam cursando o ensino médio nos segundos e terceiros anos, em escolas da rede pública estadual. Além deles, também tem direito à vaga alunos de qualquer ano do ensino médio na condição de EJA (Educação de jovens e adultos), bem como alunos que já concluíram o ensino médio, mas não estão cursando o ensino superior.

Cursos PEP Minas Gerais – MG 2014. 03
PEP MG – Programa de Educação Profissional

Não podem se inscrever alunos que já concluíram algum curso pelo PEP Minas Gerais 2014, alunos que se matricularam e cancelaram a matricula ou alunos que abandonaram o curso.

Como se inscrever no PEP Minas Gerais 2014

Para se inscrever no PEP Minas Gerais 2014, o aluno deve possuir regularmente o documento de CPF, acessar o site oficial da secretaria de educação do estado e preencher o formulário de inscrição. Encerrado o período de inscrições, é realizado um sorteio através do próprio sistema de inscrição. Os alunos sorteados devem realizar uma prova que contém questões de português e matemática. Após o resultado divulgado, a data e regulamento para matricula ficam a critério de cada instituição.

Inscrições para alunos do ensino da rede pública
Inscrições para alunos do ensino da rede pública

As inscrições para participar do PEP Minas Gerais 2014 ocorreram dos dias 20 de janeiro a 18 de fevereiro de 2014. O resultado foi divulgado dia 20 de fevereiro. Foram ofertadas mais de 19 mil vagas em 71 cursos, distribuídos em 156 municípios do estado de Minas Gerais.

Cursos do PEP Minas Gerais 2014

Os cursos oferecidos pelo PEP Minas Gerais 2014 são distribuídos e classificados através da necessidade de a mão de obra qualificada na região. Os cursos são oferecidos nos três turnos em diversas áreas, como os clássicos informática, mecânica e logística, e os menos comuns, como fabricação de instrumentos musicais, manutenção de aeronaves e técnico em necropsia.

segurança-no-trabalho
Cursos profissionalizantes PEP MG 2014

Os Cursos do PEP Minas Gerais 2014 ocorrem em instituições filiadas à fundação de educação para o trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG), instituições do sistema S (SENAI, SENAC, SENAR e SENAT), colégios vinculados a universidades federais e institutos federais de educação.

COMPARTILHAR