Pronatec Jovem Aprendiz – Inscrições 2016

Você que é jovem e está buscando por uma chance no mercado de trabalho precisa conhecer o programa Pronatec Jovem Aprendiz, ele foi feito pra você. O Pronatec Jovem Aprendiz foi criado em 2014 com o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho, através de uma qualificação profissional e de um estágio em empresas de pequeno e grande porte.

Desde sua criação muitos jovens já conseguiram se qualificar e hoje estão trabalhando de forma efetiva em alguma empresa. Participar de programas assim é muito importante, pois todos nós sabemos quanto é difícil conseguir o primeiro emprego. Com o Pronatec Jovem Aprendiz os jovens encontram muitas oportunidades e portas abertas.

Pronatec Jovem Aprendiz
Pronatec Jovem Aprendiz. Imagem:Divulgação

Para que serve o Pronatec Jovem Aprendiz

O programa Pronatec Jovem Aprendiz chegou para aumentar as oportunidades dos jovens e inserir muita gente no mercado de trabalho. É a junção de dois programas: o Pronatec oferece bolsas de estudos parciais e integrais em cursos profissionalizantes e o Jovem Aprendiz insere os jovens no mercado através de um estágio.

Com a junção, o jovem realiza um curso de qualificação profissional através do Pronatec e realiza um estágio em alguma empresa que esteja cadastrada no programa. No final do programa o jovem recebe um certificado e pode colocá-lo em seu currículo para conseguir um emprego efetivo.

Entenda como funciona o Pronatec Jovem Aprendiz

Antigamente, quando era só o Jovem Aprendiz, apenas empresas com sete ou mais funcionários poderiam contratar jovens aprendizes, o que restringia o programa para empresas de grande porte. Com o Pronatec Jovem Aprendiz, empresas com um funcionário podem fazer contratações, ampliando assim as oportunidades.

A empresa irá arcar somente com o recolhimento de 2% do FGTS e terá que pagar o salário de acordo com as horas trabalhadas, que deve ser de 4 a 6 horas diárias. No final, o Pronatec dá o certificado ao jovem e ele pode ir em busca do seu espaço no mercado.

Veja como participar do Pronatec Jovem Aprendiz

Empresas e jovens podem participar do programa. As empresas precisam se cadastrar no portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho para que o Pronatec tenha conhecimento das vagas disponíveis para fazer o contato com os jovens inscritos nos cursos.

Os jovens interessados em participar devem ter mais de 15 anos, estar em situação de vulnerabilidade ou estudarem em escola da rede pública. A inscrição deve ser feita através do portal do Pronatec ou no site da empresa que desejar, desde que ela esteja cadastrada no programa. Vale lembrar que a escolha da empresa e do cargo irá depender do curso que você estará fazendo.

Pronatec Jovem Aprendiz
Pronatec Jovem Aprendiz. Imagem:Divulgação

Por que participar do Pronatec Jovem Aprendiz?

Ao participar do programa você estará tendo a chance de obter uma qualificação profissional, além de toda a experiência que irá ter trabalhando na empresa.

Dessa forma, você terá todos os requisitos necessários para conseguir um emprego, pois saberá tudo sobre a área que escolheu e terá um diploma, as empresas valorizam muito isso. Você ainda terá benefícios como um salário e vale-alimentação!

 

COMPARTILHAR