Pronatec Rio de Janeiro RJ 2016

O Pronatec Rio de Janeiro RJ 2016 é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego criado pelo Governo Federal através do Ministério da Educação. Presente em todo o Brasil, na cidade do Rio de Janeiro não é diferente. São diversas opções de cursos presentes no Pronatec Rio de Janeiro RJ 2016.

Pronatec RJ 2016 Inscrições

As inscrições para o Pronatec Rio de Janeiro RJ 2016 devem ser feitas pelo estudante na própria instituição de interesse do aluno. Alguns itens são obrigatórios no momento da inscrição: Carteira de Identidade – original e cópia; CPF – original e cópia; Foto 3×4 recente; Histórico escolar; Comprovante de residência; Comprovante de matrícula no ensino médio (apenas para quem está cursando o ensino médio).

pronatec
Pronatec. Imagem:Divulgação

Podem se inscrever no Pronatec Rio de Janeiro RJ 2016 pessoas que tenham 16 anos ou mais e que estejam formados ou ainda cursando o ensino médio em escolas públicas.

Uma observação importante é que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis para efetuar a sua inscrição. Jovens que recebem outros benefícios do governo, como Bolsa Família e Seguro Desemprego, podem fazer a sua inscrição normalmente, sem risco de perda desse outro benefício.

Cursos Técnicos Gratuitos no Pronatec RJ 2016

O Pronatec Rio de Janeiro RJ 2016 tem cursos oferecidos visando proporcionar aos jovens uma grande carga de conhecimento, preparando-os a encarar o mercado de trabalho.

Entre as opções de cursos do Pronatec presentes na cidade do Rio de Janeiro destacam-se: Senai Jacarepaguá, por exemplo, conta com a oferta de curso para instalador e reparador de redes, cabos e equipamentos telefônicos.

Já o Senac Marechal Floriano oferece o curso de vitrinista. E o Senac Fatec tem curso de camareira em meios de hospedagem. Já no período da manhã o Senai Tijuca oferece o curso de almoxarife de obras.

Tem também o Irajá, que oferece os cursos de inglês básico, porteiro e vigia e o curso de camareira em meios de hospedagem.

Além dos cursos oferecidos na Universidade Estácio de Sá. No campus de Petrópolis há o curso de Técnico em Informática para Internet e nos campus de Macaé, Resende e São João de Meriti há o curso de Técnico em Logística.

Para ter acesso a lista completa de cursos disponibilizados pelo programa acesse o link oficial: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/

pronatec
Pronatec. Imagem:Divulgação

Importância do Pronatec

O Pronatec beneficia jovens brasileiros que comprovem ter baixa renda, oferecendo cursos técnicos e profissionalizantes de forma gratuita.

O Pronatec funciona com parcerias do Governo Federal com a participação de diversas instituições, dando aos interessados gratuitamente conhecimento e formação. O programa já beneficiou milhares de jovens, e as vagas de emprego estão muito concorridas atualmente, por isso é importante ficar alerta para não perder as chances que ele oferece.

 

COMPARTILHAR