PRONATEC Segundo Semestre 2017 – Cursos Técnicos, Vagas e Informações

Estudantes da rede pública de ensino, trabalhadores, estudantes da Educação de Jovens e Adultos e até alunos que já concluíram o ensino podem encontrar no Pronatec a possibilidade de qualificação e profissionalização na carreira. O programa oferece 500 vagas para cursos de graça e online. Não perca tempo encontre a porta de entrada do primeiro emprego ou do avanço na carreira profissional. Saiba como!

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, mais conhecido como Pronatec – Cursos Técnicos existe desde 2011 e tem como principal função democratizar o ensino profissional e tecnológico para toda a população brasileira. Os cursos técnicos do Pronatec são ótimas opções para jovens e trabalhadores que estão se preparando para uma vaga de trabalho no mercado o até uma profissionalização na carreira. Confira como e onde encontrar uma instituição credenciada e como conseguir o benefício do Pronatec.


Instituições filiadas ao Pronatec – Cursos Técnicos

O programa atingiu mais de 422 unidades de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, espalhadas por todo território brasileiro. No total, são 38 institutos que oferecem cursos técnicos do Pronatec, além de Centros Federais de Educação Profisisonal e Tecnológica e escolas técnicas ligadas a universidades federais. São 562 campis em funcionamento no País, que oferecem o Pronatec – Cursos Técnicos.

Ainda é possível fazer cursos do Pronatec na modalidade a distância, por meio da Rede e-Tec. São cursos técnicos e de qualificação profissional gratuitos. Instituições como SENAI, SENAC, SENAR e SENAT estão entre as que oferecem os Pronatec – cursos técnicos. As vagas do programa são destinadas a população de baixa renda, com foco em jovens e trabalhadores.

Cursos técnicos e profissionalizantes do Pronatec – Inscrição


Os interessados podem ter acesso aos cursos técnicos do Pronatec por meio do programa Bolsa-Formação. Esta opção é voltada para estudantes matriculados no ensino médio, para estudantes da educação de jovens e adultos e para trabalhadores que buscam uma qualificação profissional no mercado de trabalho. A seguir, separamos alguns links de acesso ao programa.

Passo a passo para fazer cursos técnicos do Pronatec na sua região

Para ter acesso aos cursos técnicos, o primeiro passo é acessar o Catálogo de Cursos Técnicos ou pesquisar a relação nos Institutos Federais, em http://redefederal.mec.gov.br/ .

Os alunos do ensino médio, de escolas públicas, por exemplo, podem procurar a secretaria da própria escola para buscar mais informações ou realizar uma inscrição online por meio do endereço: http://spp.mec.gov.br/cadastro-online/meucadastro/

Por meio do Sisutec, sistema de seleção unificada da Educação Profissional e Tecnológica, também há vagas gratuitas em cursos técnicos para estudantes que participaram do Enem.

Os trabalhadores interessados no Pronatec – Cursos Técnicos podem na Sine, serviço de emprego grátis, ou em agências do trabalhador. Os demais públicos podem pesquisar a relação completa de como ter acesso aos cursos técnicos do Pronatec na tabela disponível no portal do Ministério da Educação.

Cursos do Pronatec disponíveis

Pronatec – Cursos Técnicos são ofertados para quem está cursando ou já concluiu o ensino médio, além de qualificação profissional para o público de escolaridade variada.

Os cursos de qualificação profissional de trabalhadores têm carga horária de 160 a 400 horas e duração de 3 a 6 meses. Já os cursos técnicos profissionalizantes do Pronatec são realizados em uma carga horária e 800 a 1200 horas, o que compreende um período de 1 a 3 anos. Selecionamos abaixo alguns dos cursos disponíveis, confira:

Técnico em Eletroeletrônica;
Técnico em Automação Industrial;
Técnico em Administração;
Técnico em Segurança do Trabalho;
Técnico em Multimídia;
Técnico em Manutenção Automotiva;
Técnico em Eletrônica;
Técnico em Tornearia;
Técnico em Metalmecânica;
Técnico em Tecnologia da Informação;
Técnico em Programação;
Técnico em Redes de Computador;
Técnico em Gestão;
Técnico em Mecânica;
Técnico em Moda.

Os cursos dependem da instituição parceira.A lista de cursos completa você confere nos endereços de inscrição acima.

Agora, que você acaba de conferir todas as informações necessárias para iniciar uma oportunidade na carreira ou oportunidade de emprego, não perca tempo e aproveite as vagas do Pronatec- Cursos Técnicos disponíveis.

COMPARTILHAR