Pronatec Voluntário – Como Funciona

O Pronatec Voluntário é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) junto com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), criada para ofertar vagas gratuitas para cursos técnicos, formação inicial e continuada.

É uma excelente oportunidade para jovens e adultos que desejam se especializar profissionalmente para conseguir uma boa posição no mercado de trabalho. Para ajudá-los, elaboramos um artigo respondendo as principais questões e mostrando o passo a passo para se inscrever e conseguir uma bolsa gratuita no programa. Confira!

Quem pode se inscrever no Pronatec Voluntário



Contudo, o programa não está aberto para todos os interessados. Para realizar um dos cursos gratuitos do Pronatec Voluntário será necessário atender as exigências e os pré-requisitos do programa.

Se você se interessou por essa oportunidade e quer saber se tem o perfil necessário, confira a seguir quem pode se inscrever na iniciativa:

Mulheres que sejam responsáveis pela administração da casa;
Trabalhadores;
Silvicultores;
Agricultores familiares;
Extrativistas;
Aquicultores;
Pescadores;
Comunidades quilombolas e povos indígenas;
Beneficiários de programas sociais do Governo Federal;
Jovens e adolescentes que estejam cumprindo penas sócio-educativas;

Além disso, os interessados em participar deverão ser maiores do que 15 anos e, para alguns cursos, pode ser exigido o Ensino Médio como um dos requisitos mínimos para se inscrever.

Qual é a duração dos cursos?

O conteúdo oferecido nos cursos gratuitos possui a mesma qualidade encontrada nos cursos pagos. A duração também é a mesma coisa. O tempo para terminar cada curso vai depender da modalidade do mesmo.

Cursos de Formação Inicial ou Continuada costumam ter duração de 3 a 5 meses, dependendo do conteúdo e o programa pedagógico aderido pela instituição.

Os Cursos Técnicos de Nível Médio possuem uma duração mais longa, podendo ter um tempo máximo de 1 a 2 anos. Pois os alunos deverão realizar uma carga horária mínima para poderem se formar.

Cursos oferecidos


São vários os cursos que são ofertados através do Pronatec Voluntário. A seguir você poderá conferir alguns deles:

Cursos FIC

Agente de limpeza de aeronaves;
Agente de proteção civil;
Agente de resíduos sólidos hospitalares;
Assistente de dramaturgia;

Cursos Técnicos

Técnico em órtese e próteses;
Técnico em meteorologia;
Técnico em Carpintaria;
Técnico em Desenho de Construção Civil;
Técnico em Edificações;
Técnico em Geodésia e Cartografia.
Técnico em Ações de Comandos;
Técnico em Armamento de Aeronaves;
Técnico em Artilharia;
Técnico em Combate a Incêndio, Resgate e Prevenção de Acidentes de Aviação;
Técnico em Desenho Militar;

Como se inscrever no Pronatec Voluntário

As inscrições para o Pronatec Voluntário são realizadas por meio da internet. Veja como fazer a seguir:

1. Abra uma nova aba em seu navegador e digite: http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro.

2. Quando a página carregar, o usuário poderá visualizar um formulário no meio da tela. Preencha os campos com o tipo de curso que deseja fazer, qual a modalidade educacional, sua escolaridade, unidade de ensino e o curso desejado.

3. Depois clique em pesquisar para encontrar o curso desejado. Ao encontrá-lo, clique em se inscrever e siga todas as instruções mostradas.

Caso seja escolhido, o Pronatec Voluntário entrará em contato com todas as informações para você começar a fazer o curso desejado.

COMPARTILHAR