1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

ProUni Consulta de Vagas – Confira as Vagas que Estão Sendo Ofertadas em Todo o Brasil

Todo início de ano acontece diversos programas federais voltados para o ingresso no ensino superior, seja ele privado ou público. Esses programas são os principais meios de ingresso adotado pelas universidades e são muito esperados pelos estudantes que desejam dar mais um passo em suas vidas. Um desses programas é o Programa Universidade para Todos (ProUni) que oferece bolsas de estudo integrais e parciais.

 Um desses programas é o Programa Universidade para Todos (ProUni) que oferece bolsas de estudo integrais e parciais. (Imagem: Divulgação)

Um desses programas é o Programa Universidade para Todos (ProUni) que oferece bolsas de estudo integrais e parciais. (Imagem: Divulgação)

No programa há opções para todos os tipos de cursos, dos mais variados segmentos e áreas de atuação. Milhares de estudantes se inscrevem em busca de uma oportunidade de ingressar no ensino superior desejado, mas tudo é muito concorrido e exige bastante esforço e estudo. A classificação no ProUni é feita pela nota do ENEM, mas é fundamental ter uma renda compatível com a bolsa escolhida.

Consulta de Vagas ProUni

Todos os anos o MEC disponibiliza uma quantidade de vagas através do ProUni, divididas entre bolsas integrais e parciais, para que diversos jovens brasileiros possam ser beneficiados. Com a proximidade das inscrições uma área do portal do programa é liberada, onde é possível fazer uma consulta de vagas e verificar se o curso desejado está disponível.

O site para a consulta de vagas é o mesmo da inscrição e antes mesmo de se candidatar o jovem pode filtrar as opções de cursos selecionando apenas o município, a universidade ou até mesmo informando o nome do curso desejado. Ao pesquisar por um curso na consulta de vagas o candidato poderá ver a quantia de oportunidades, a unidade, a mensalidade, a nota de acordo com a bolsa e demais detalhes importantíssimos.

O MEC disponibiliza uma quantidade de vagas através do ProUni, divididas entre bolsas integrais e parciais. (Imagem: Divulgação)

O MEC disponibiliza uma quantidade de vagas através do ProUni, divididas entre bolsas integrais e parciais. (Imagem: Divulgação)

ProUni Inscrições 2017

A primeira edição do ProUni 2017 já aconteceu e concedeu oportunidades para vários jovens. O MEC disponibilizou cerca de 214.110 oportunidades de bolsas de estudo; na segunda edição, prevista para começar no final de junho, as vagas devem ser menores, mas ainda assim devem possibilitar que mais pessoas ingressem no ensino superior privado.

Para poder se inscrever primeiro o candidato deve ter realizado o último ENEM; o segundo requisito mais importante é ter obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos, além de não ter zerado a redação. Para completar é preciso preencher um dentre tantos requisitos para poder concorrer a bolsa desejada, como ter feito o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral.

A primeira edição do ProUni 2017 já aconteceu e concedeu oportunidades para vários jovens. (Imagem: Divulgação)

A primeira edição do ProUni 2017 já aconteceu e concedeu oportunidades para vários jovens. (Imagem: Divulgação)

ProUni 2017

Depois de preencher os requisitos você pode fazer sua inscrição pelo site do programa. Para acessar será preciso informar o seu número de inscrição e senha do ENEM. Dentro do sistema é possível se candidatar a até duas opções de curso e até mesmo mudar suas escolhas posteriormente.

A partir do segundo dia de inscrições as notas de corte começam a ser liberadas e todos os candidatos podem saber se possuem ou não alguma chance. Após a chamada regular, ainda há a lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. Fique atento no portal para não perder nenhuma novidade.