→ PSG – Programa Senac de Gratuidade

Todos os anos são abertos milhares de vagas gratuitas para o ensino profissionalizante, sendo uma das melhores opções os cursos do Senac.

Um dos programas oferecidos pela instituição é o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que disponibiliza vagas para quem não pode pagar, possibilitando que está pessoa consiga qualificação técnica e projeção no mercado de trabalho.

O que é o Programa Senac de Gratuidade?

O PSG é uma ação que permite as pessoas de baixa renda terem acesso aos cursos profissionalizantes, o que era muito difícil no passado.

Dessa forma, adquirem uma profissão e podem mudar de vida. Foi criado em 2008 e passou a disponibilizar vagas a partir de 2009.

O PSG é voltado para as pessoas que nunca tiveram trabalho com a carteira assinada, que já trabalham ou que desejam fazer uma reciclagem profissional. Todo o material para ensino é gratuito.

Conta com um sistema que facilita a entrada em uma empresa, por meio de um banco com currículos disponíveis para as contratantes.

Quem pode participar do Programa Senac de Gratuidade?

Não são todas as pessoas que estão qualificadas para entrarem no PSG. Para conseguir uma vaga, é necessário cumprir algumas exigências. A renda mensal per capita da família não pode ser superior a dois salários mínimos, além da necessidade de alguns requisitos mínimos, analisados conforme as informações financeiras de cada família.

Após realizar a inscrição, haverá uma lista para a seleção dos candidatos que serão chamados primeiro, respeitando a ordem de inscrição, a quantidade de vagas disponíveis para o curso desejado e a apresentação dos documentos necessários para a matricula.

Inscrição no Programa Senac de Gratuidade

O primeiro passo para conseguir uma vaga no PSG é acessar o site do Senac (www.senac.br), ou então comparecer a uma das unidades do Senac, e preencher a ficha de cadastro.

Neste momento é possível verificar todas as opções de cursos e os requisitos para conquistar uma das vagas.

 Programa Senac de Gratuidade
Programa Senac de Gratuidade. Imagem:divulgação

Após o preenchimento da ficha e a análise do Senac, a instituição irá entrar em contato com os aprovados, através do e-mail ou do telefone fornecidos no cadastro. Qualquer dúvida será respondida em uma das unidades do Senac.

Aproximadamente 70% das pessoas que concluem um curso do Senac conseguem uma vaga no mercado de trabalho. O sistema conta com diversas empresas parceiras, elevando as possibilidades de conseguir um bom emprego. Estudar no Senac ajuda a enriquecer o seu currículo, e claro, não paga nada por isso nesta modalidade.

Cursos oferecidos pelo PSG

Os cursos oferecidos na categoria PSG, estão divididos nas seguintes categorias: livres, técnicos, idiomas, aprendizagem, graduação, pós-graduação, extensão universitária, educação à distância. Entre estes cursos, destacam-se alguns com maior procura, entre eles estão:

marketing promocional, experiência de marca, administração, aplicativos, arquitetura e urbanismo, arte e cultura, cinema, vídeo e TV, comunicação social, design, educação, enfermagem, eventos, finanças, fotografia, gestão de pessoas, gestão do conhecimento, hotelaria, marketing e vendas, meio ambiente, moda, multimídia, nutrição, paisagismo, redes, rádio, saúde e bem-estar e turismo.

Acesse e saiba mais informações: Curso Grátis de Eletricista no Sebrae

Como encontrar cursos PSG na minha região?

Se você já acessou o site do Senac, deve ter notado que as informações nacionais são relacionadas a regulamentações e novidades no âmbito geral, porém sem especificar atividades localizadas.

Para identificar os cursos PSG da sua região, você deve procurar o site do Senac do seu estado e pesquisar pela sua cidade, fazendo com que a filtragem fique específica para a região em que você tem disponibilidade para fazer o curso.Outra opção é visitar uma agência do sistema S, preferencialmente o Senac, para ter mais informações.

É possível fazer a inscrição tanto pelo sistema online quanto por uma visita e preenchimento de cadastro. Importância da qualificação. Atualmente, o mercado de trabalho está muito seletivo. Com o avanço tecnológico e a implantação de tecnologias, o conhecimento é um dos principais requisitos.

Cada área, nos seus mínimos e específicos detalhes, exige conhecimentos direcionados para pequenas atuações. Poucos profissionais estão conseguindo atuar em toda cadeia produtiva de qualquer setor, sendo cada vez mais segmentados os serviços.

 Programa Senac de Gratuidade
Programa Senac de Gratuidade. Imagem:diuvlgação

A escolha do curso, para quem ainda não tem uma profissão, deve levar em consideração alguns aspectos. É necessário seguir em uma área em que você tenha afinidade. Escolhendo cursos que sejam de seu interesse, chega a etapa da avaliação do mercado.

Após avaliar o mercado, é interessante apostar em cursos emergentes e que não tenham um mercado de atuação tão obstruído. Para auxiliar nessa decisão, você pode consultar os próprios atendentes do Senac da sua região, tendo em vista que a empresa tem um banco de dados com milhares de currículos e faz muitos direcionamentos para o mercado. Com informações sobre o mercado de trabalho, fica mais fácil escolher um curso adequado.

Para quem já trabalha na área, porém sente que carece de qualificação e que pode acabar perdendo espaço em pouco tempo, os cursos do PSG são ótimas opções, pois podem ser tranquilamente conciliados com suas atividades e surtirão um resultado que fará toda diferença, além de mostrar sua força de vontade e de qualificação para os gestores da sua empresa.

Acesse e saiba mais informações: Cursos Grátis Online de Recepcionista

Conheça o Senac

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) foi fundado em 1940 com o objetivo de melhorar a formação técnica dos brasileiros, disponibilizando cursos em diferentes áreas de atuação. Essa iniciativa vem ajudando as grandes empresas a contratarem novos profissionais qualificados.

O Senac faz parte do Sistema S e está disponível em todas as regiões do Brasil. Oferece aulas em unidades móveis e também fixas, ou em parceria com outras instituições de ensino.

Disponibiliza cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres, cursos técnicos e para a formação profissional. O Senac também oferece a oportunidade de estudar sem sair de casa, na modalidade EAD (Estudo a Distância), onde o diploma tem o mesmo valor do presencial.

COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS