Resultados ProUni 2017

O Programa Universidade Para Todos (ProUni), é uma ação do Governo Federal brasileiro que se encontra entre uma das formas mais populares de ingresso ao ensino superior por meio de bolsas de estudo integrais ou parciais. Ele é voltado para aqueles que desejam fazer um curso de graduação, que estudaram em escolas de ensino público e possuem renda bruta de até três salários-mínimos.

As vagas disponibilizadas são divulgadas por todos o mês de fevereiro e março, uma vez que as inscrições acontecem entre o final de janeiro e o início de fevereiro. Em abril, normalmente, ficam as vagas remanescentes, ou seja, aquelas que não foram preenchidas. Se interessou? Então, confira mais informações.

O Programa Universidade Para Todos (ProUni), é uma ação do Governo Federal brasileiro. (Imagem: Divulgação)
O Programa Universidade Para Todos (ProUni), é uma ação do Governo Federal brasileiro. (Imagem: Divulgação)

Resultados ProUni 2017

Assim que o período de inscrições é encerrado, os candidatos devem esperar pelo resultado. Não existe apenas uma chamada, portanto, elas vão acontecendo a partir de desistências ou não matrícula por aqueles que foram convocados. Pode haver uma segunda chamada, lista de espera e vagas remanescentes. O resultado é divulgado através do próprio site do programa ou na página das faculdades.

Normalmente, a primeira chamada acontece poucos dias depois do fim das inscrições. Então, os selecionados devem confirmar os dados disponibilizados e levar toda a documentação exigida nas instituições em que conseguiram a bolsa. É preciso ficar atento aos prazos para não perder a chance. Passada a data de confirmação, o ProUni volta a divulgar as vagas que sobraram, até que todas sejam preenchidas.

Em relação a lista de espera, é necessário que o estudante demonstre interesse nessas vagas para poder concorrer a elas. Caso não marque a opção, você não ficará na lista de espera, uma vez que nenhuma matrícula é feita automaticamente. A partir daí, novas datas serão informadas para se dirigir até a instituição com todos os documentos.

ProUni 2017

O ProUni é uma excelente opção para aqueles que não conseguiram uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Após fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é possível se candidatas pelo SiSU para concorrer a uma vaga em universidades públicas. Assim que todas as inscrições para este programa acabarem, o ProUni atua como uma ajuda para aqueles que não obtiveram notas necessárias, mas ainda podem concorrer a uma vaga no setor privado de ensino.

Assim que o período de inscrições é encerrado, os candidatos devem esperar pelo resultado. (Imagem: Divulgação)
Assim que o período de inscrições é encerrado, os candidatos devem esperar pelo resultado. (Imagem: Divulgação)

Inscrições ProUni

As inscrições para o ProUni 2017 aconteceram entre janeiro e fevereiro, por isso, é importante estar sempre ligado nos editais para não perder a chance de se inscrever e concorrer a uma vaga no ensino superior.

É importante lembrar que para se inscrever é preciso acessar o site do Ministério da Educação (MEC) através clicando aqui e solicitar o seu acesso. Caso ainda não tenha se cadastrado, vá na opção “Primeiro Acesso” e preencha os dados solicitados. Se já tiver, basta clicar em “Já Sou Cadastrado”.

Tenha os documentos em mãos, uma vez que será necessário informar o CPF, a data de nascimento e as letras indicadas na imagem de segurança. Assim que informar, efetue o cadastro ou selecione para entrar no portal e se candidate.

Vagas Ofertadas pelo ProUni

São muitas as vagas ofertadas pelo ProUni e depende também da disponibilidade de cada instituição. Você pode escolher entre os três principais campos de ensino, Humanas, Exatas e Biológicas, desde cursos mais tradicionais até os mais recentes e modernos.

São muitas as vagas ofertadas pelo ProUni e depende também da disponibilidade de cada instituição. (Imagem: Divulgação)
São muitas as vagas ofertadas pelo ProUni e depende também da disponibilidade de cada instituição. (Imagem: Divulgação)

Não deixe de se informar sobre o ProUni e ter a oportunidade de concorrer a bolsas de estudos integrais ou parciais em diversas faculdades de ensino particular do Brasil. Para mais informações ou dúvidas, acesse o site do programa através do Ministério da Educação acessando aqui.

COMPARTILHAR