SEST/SENAT– Cursos Disponíveis

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis, que não possuem fins lucrativos, criadas em 1993, através da Lei número 8.706, tendo em vista um processo de conscientização do setor de transporte e de entidades sindicais.

Desde então, essas entidades colaboram para o desenvolvimento do setor de transporte do Brasil, possibilitando a formação e capacitação de profissionais. Seus objetivos giram em torno de promover a melhoria da qualidade de vida e de desenvolvimento dos trabalhadores do setor de transporte e seus dependentes, sempre com um olhar voltado para a responsabilidade socioambiental.

Só em 2016, o programa de desenvolvimento profissional do SEST SENAC registrou 1.134.114 de capacitações, totalizando 34.491.293 horas de treinamento. Do total de capacitações, 54% se referem à oferta de cursos presenciais, 9% de cursos à distância e 37% de campanhas e palestras.

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). (Imagem: Divulgação)
O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). (Imagem: Divulgação)

Confira como acessar os cursos que estão disponíveis em sua região e informações sobre a CNH – Social – a Carteira de Habilitação Gratuita!

SEST/SENAT – Cursos Disponíveis e Inscrições

A principal forma de atuar do SEST/SENAT é através do oferecimento de Cursos Presenciais e à Distância para os trabalhadores do setor de transporte. Tais cursos se desenvolvem nas diferentes unidades operacionais, as quais estão localizadas nos grandes centros urbanos e em postos de abastecimento das principais rodovias do país.

O SEST/SENAT está presente em todos os estados brasileiros, o que significa dizer que o trabalhador do ramo e sua família poderão encontrar apoio onde quer que resida. Além de realizar cursos, é possível, também, cuidar da saúda, praticar esportes e participar de forma mais ativa em ações educativas e culturais, que são realizadas pelas entidades durante todo o ano.

Clique aqui e procure no mapa o seu estado e onde está localizado o SEST/SENAT mais próximo! Em geral há mais de três unidades em cada estado! Ao clicar no mapa irá aparecer a descrição das unidades operacionais com seus respectivos telefones. Ligue e informe-se como se inscrever nos cursos disponíveis. Como forma de auxiliar sua busca, destacamos que há vários tipos de Cursos Disponíveis no SEST/SENAT, os cursos presenciais são os mais procurados e se subdividem em:

A principal forma de atuar do SEST/SENAT é através do oferecimento de cursos presenciais e à distância. (Imagem: Divulgação)
A principal forma de atuar do SEST/SENAT é através do oferecimento de cursos presenciais e à distância. (Imagem: Divulgação)

Cursos Livres de Formação Inicial e Continuada, como por exemplo: Curso de Primeiros Socorros, de Psicologia no Transito, de Manuseio de Cargas perigosas e Marketing de Transporte de Passageiros.

Curso Regulamentados (CONTRAN, MTE, ANAC),  como por exemplo: Curso de Especialização para Moto frentistas, de Mecânico em Manutenção Aeronáutica, de Segurança no Trabalho a Céu Aberto e de Responsável Técnico de Empresa de Transporte Rodoviário de Carga.

Aprendizagem Profissional – Jovem Aprendiz, como por exemplo: Curso de Formação Inicial de Auxiliar de Eletricista Veicular, de Pintura Automotiva, de Auxiliar de Operação de Transporte e de Assistente em Operação e Movimentação de Carga.

Confira a lista completa de cursos presenciais clicando aqui.

SEST/SENAT – Habilitação Gratuita – Requisitos

Há também inúmeros projetos sociais desenvolvidos pelos SEST/SENAT, um dos principais é o Primeira Habilitação para o Transporte. O projeto foi criado com a finalidade de conceder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, para jovens de baixa renda. O objetivo é ampliar a empregabilidade de jovens em vulnerabilidade social, além de qualificá-los em cursos específicos para a entrada no mercado de trabalho no setor de transporte.

O projeto Primeira Habilitação para o Transporte foi criado com a finalidade de conceder a CNH categoria B para jovens de baixa renda. (Imagem: Divulgação)
O projeto Primeira Habilitação para o Transporte foi criado com a finalidade de conceder a CNH categoria B para jovens de baixa renda. (Imagem: Divulgação)

Trata-se de um projeto que é totalmente financiado pelo SEST/SENAT, não havendo nenhum custo para os selecionados. Há, contudo, uma seleção prévia para acessar ao projeto.  Para ter sua inscrição ao processo seletivo aceita é preciso atender aos seguintes requisitos:

  1. Ter entre 18 e 27 anos na data da inscrição;
  2. Comprovar renda individual de até 03 (três) salários mínimos.
  3. Saber ler e escrever.

Tais  requisitos não garantem que você seja selecionado, apenas sua inscrição para a seleção estará garantida. É fundamental que as informações declaradas ao solicitar a gratuidade sejam verdadeiras, pois se corre o risco de desclassificação. A seleção para 2017 já ocorreu, mas foi aberto um novo edital para Vagas Remanescentes. Confira aqui!

COMPARTILHAR