Sisu 2015 – Como se inscrever e quais são as expectativas

Criado em 2010, pelo Ministério da Educação, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) atrai cada vez mais candidatos a cada ano. O Sisu é um processo seletivo que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior.

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Sisu 2015 segundo semestre – Como se inscrever

Para se inscrever no Sisu 2015 segundo semestre, os candidatos tem que ter feito o Enem em 2014 e não podem ter zerado na redação. No entanto, as inscrições para a segunda edição do Sisu deste ano foram encerradas no dia 10 de junho e o resultado divulgado no último dia 15 no site do programa http://sisu.mec.gov.br, pelas instituições participantes e pela Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Seleção do Sisu 2015

O Sisu utiliza como critério de seleção a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Os estudantes podem consultar a nota inserindo o número e a inscrição do Enem. Caso o candidato não lembre a senha, no sistema é possível recuperá-la. O site do programa também permite escolher a instituição de ensino e os cursos disponíveis.

Cada instituição de ensino utiliza o Sisu de forma diferente, algumas disponibilizam vagas reservadas para o Sisu e outras utilizam como bônus na nota do candidato na hora do vestibular.

Se dois candidatos concorrendo à mesma vaga conquistarem a mesma quantidade de pontos no Enem, o sistema do Sisu faz o desempate automaticamente, considerando a maior nota alcançada nas provas do Enem, na seguinte ordem: Redação, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Sisu 2015 segundo semestre

Os inscritos para as vagas do segundo semestre do Sisu 2015 devem ficar atentos ao calendário do programa, disponível no portal do programa http://sisu.mec.gov.br. Os candidatos selecionados têm entre os dias 19, 22 e 23 de junho para efetuar a matrícula na instituição em que foi selecionado.

Para aguardar uma vaga na lista de espera Sisu é preciso acessar o site do programa entre os dias 15 e 26 de junho. As vagas disponíveis serão informadas entre os dias 19 e 26, no site das universidades.

Expectativas para o Sisu 2015 segundo semestre

Devido ao aumento do número de vagas no Sisu 2015 segundo semestre, as expectativas e chances dos candidatos ingressarem nas universidades aumentaram. Foram ofertadas 55.576 vagas em 72 instituições de ensino superior públicas de todo o país.

Sisu cronograma

08/06 a 10/06 – Período de inscrições

15/06 – Resultado da chamada regular

15/06 a 26/06 – Prazo para participar da Lista de Espera

19/06 a 23/06 – Matrícula da chamada regular

02/07 – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Sisu 2016

Os candidatos que não conseguiram ser aprovados para o Sisu 2015 segundo semestre, podem tentar o programa outra vez em 2016. Porém, para concorrer às novas vagas do Sisu 2016 não se esqueça de realizar o Enem neste ano.

COMPARTILHAR