Sisutec Inscrições 2016 – Expectativas e vagas

O SISUTEC é um programa de iniciativa do MEC (Ministério da Educação), que tem como objetivo melhorar a capacitação dos Brasileiros e assim disponibilizar grandes chances no mercado de trabalho para os mesmo. Muitas pessoas já foram beneficiadas com esse projeto e muitas ainda serão, essa pode ser a oportunidade que você estava esperando. O SISUTEC teve inicio em 2013, baseado no SISU (Sistema de Seleção Unificada) que oferece a oportunidade a estudantes de ingressarem em universidades públicas, já o SISUTEC oferece a oportunidade de ingressar no ensino técnico.

Hoje em dia ter uma boa formação profissional é muito importante, pois está cada vez mais concorrido o mercado de trabalho e quem tem uma formação estará sempre um passo a frente. Nesse artigo trazemos algumas informações e dicas para pessoas que tem interesse participar do SISUTEC 2016.

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Inscrições para o SISUTEC 2015

As inscrições SISUTEC 2016 ainda não estão abertas. Para realizar a inscrição para o SISUTEC 2016 os interessados em participar do projeto devem entrar no site oficial do programa, para realizar a inscrição não será cobrada nenhuma taxa a inscrição e totalmente gratuita, para participar do processo seletivo do SISUTEC 2016 é necessário que os interessados já tenham concluído e ensino médio e que tenham feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Preencha a ficha de inscrição com cuidado e atenção evitando assim possíveis erros, para evitar que ocorra algum tipo de problema com a sua inscrição no SISUTEC 2016.

Dentro das opções disponíveis os interessados devem escolher ate duas opções de cursos os quais ele gostaria de cursar, os cursos tem em média duração de 02 anos. Pessoas que cursaram o ensino médio em escolas públicas têm mais chances de serem selecionadas para participar do programa, a também vagas reservadas para negros, indígenas e pardos. Não perca a oportunidade de participar do SISUTEC inscrições 2016, com certeza será uma ótima oportunidade para quem busca desenvolvimento e crescimento profissional.

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Os candidatos são selecionados através da sua nota do Enem, quanto maior for à nota mais chances a candidato tem de ser escolhido. Caso haja a preferência de mudar de opção do curso selecionado o candidato pode mudar através do site oficial do programa.

Cursos SISUTEC 2016

Alguns cursos oferecidos pelo SISUTEC 2016 são: Técnico em logística, técnico em segurança de trabalho, técnico em enfermagem, técnico em informática, técnico em edificações, técnico em radiologia, técnico em eletrotécnica, técnico em rede de computadores, técnico em massoterapia, técnico em Meio Ambiente, técnico em mecânica, técnico em informática para internet, técnico em gerencia de saúde, técnico em computação gráfica.

Técnico em estética, técnico em programação de jogos digitais, técnico em farmácia, técnico em análise clinicas, técnico em eletrônica, técnico em cuidados de idosos, técnico em química, técnico em manutenção e suporte de informática, técnico em desenho ou construção civil e técnico em nutrição. Com certeza pela grande quantidade de cursos em diferentes áreas algum dele será de seu interesse.

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Como foi o SISUTEC 2015

A segunda edição do Sisutec 2015 selecionou alunos para 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. A lista aponta vagas em 234 cidades de 25 estados do país.

Serão selecionados estudantes para 298 carreiras em 1.564 cursos de graduação. Medicina, por exemplo, é oferecido em 24 universidades federais. O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.

O Sisutec 2016 (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) tem a expectativa que cerca de 300 mil vagas serão oferecidas pelo projeto todo o ano.

O programa aceita estudantes que se formaram no ensino médio estudando na rede pública ou estudante em rede particular com bolsa integral durante todo o período. Cerca de 600 instituições de ensino no Brasil, entre elas unidades do SENAI, SESC, SESI E SENAC, além de escolas e universidades públicas e particulares em todo o Brasil.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Sisutec serve também para quem tirou nota baixa no ENEM, mas não zerou a redação. Os alunos que se formaram no ensino médio, mas zeraram a redação do ENEM não podem se inscrever no programa. As inscrições podem ser feitas através do portal do Sisutec no site do MEC.

COMPARTILHAR