Veja como conseguir financiamento estudantil!

Os estudantes que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) que reúne vagas de universidades públicas federais e institutos de tecnologia do país. O sistema abre dois processos de seleção durante o ano, a primeira etapa em janeiro e a segunda em junho. Com a nota do exame, os candidatos também podem tentar vagas pelo Prouni ou Educa Mais Brasil.

Faculdade federal via ENEM

As vagas disponíveis no Sisu podem ser consultadas na página oficial do sistema pelas categorias município, instituição ou curso. Também no site é possível visualizar a lista de instituições participantes.

Foto: divulgação - Sisu 2016
Foto: divulgação – Sisu 2016

No período de inscrição, o candidato pode alterar a sua opção de escolha e será considerada somente a última inscrição confirmada. Por isso, ele deve ficar muito atento às mudanças nas notas de corte antes escolher o curso, até o prazo de encerramento do processo de inscrição.

Vestibular em universidade pública

Muitas universidades públicas federais e estaduais já utilizam o Sisu como forma de seleção do Vestibular. No entanto, aquelas que não usam, realizam o processo de seleção tradicional com a implementação de provas a cada semestre ou somente no final do ano.

sisu
Financiamento estudantil. Imagem:divulgação

Se a universidade escolhida não aceitar o Enem, o candidato precisa fazer a prova na cidade da instituição e se informar do período de inscrição pelo seu site oficial.

Bolsas do Prouni

O Prouni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de estudos em faculdades particulares de todo o Brasil, podendo custear de 50% a 100% das mensalidades dos cursos. As inscrições para concorrer a bolsas pelo programa acontecem pelo site oficial e são feitos dois processos seletivos durante o ano e cada um com duas chamadas. Além disso, os candidatos ainda podem participar da lista de espera por vagas remanescentes.

prouni
Financiamento estudantil. Imagem:divulgação

A inscrição para o Prouni 2016 deve ser feita pelo portal do MEC, com o número da inscrição e senha do Enem. Cada estudante pode concorrer a uma vaga em até dois cursos diferentes, em ordem de preferência, indicando o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de vagas em ampla concorrência ou em política de ações afirmativas.

Para saber mais informações sobre o Prouni, acesse o site www.prouniversitario.com.br

Bolsas de até 70% no programa Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é um programa de inclusão educacional que oferece bolsas parciais de estudo para alunos interessados em ingressar no ensino superior, em fazer um curso de pós-graduação, técnico ou de idiomas.

educa-mais-brasil
Financiamento estudantil. Imagem:divulgação

Os candidatos ao programa precisam comprovar que não possuem condições financeiras de custear as mensalidades integrais e, no caso de graduação, estar há pelo menos seis meses sem estudar.

Algumas instituições de ensino utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no processo de seleção, por isso é preciso que o candidato tenha tirado pelo menos 450 pontos na prova e não ter zerado a redação.

COMPARTILHAR